Na tarde desta terça-feira (4), a Loumar Turismo promoveu um evento inédito para debater a experiência turística em Foz do Iguaçu e apresentar soluções para ampliar a taxa de permanência dos visitantes. O encontro reuniu empresários, comerciantes e representantes de atrativos turísticos para discutir estratégias que possam impulsionar a economia local por meio da melhoria na hospitalidade e no marketing.
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De acordo com Marcelo Valente, CEO da Loumar Turismo, estender o tempo de estadia dos turistas é essencial para alavancar o potencial turístico da cidade.
“Ainda estamos longe de explorar ao máximo nossa capacidade de atrair visitantes. Problemas como a limitação das companhias aéreas e a demora na duplicação da BR-277 impactam a chegada de novos turistas. Por isso, precisamos trabalhar para que os que já vêm permaneçam mais tempo”, destacou Valente.
Painel de debate reuniu especialistas
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O evento contou com um painel de especialistas para discutir o tema. Participaram da mesa de debate:
- Jorbel Griebeler – Fundador da loja Cellshop e CEO do Grupo Cellmotion, um dos mais bem-sucedidos empreendedores da região trinacional.
- Franciele Souza – Diretora e cofundadora da Goon Marketing e Eventos, especialista em posicionamento de marcas e na promoção de eventos culturais e de entretenimento em Ciudad del Este.
- Julieta Arce – Gerente de Marketing da Nissei Paraguai, com mais de 10 anos de experiência na gestão e liderança de equipes de alto desempenho.
- Jin Bruno Petrycoski – Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu e responsável pela implantação do Wonder Park Foz, um dos principais atrativos da cidade.
A mediação ficou por conta de Garon Piceli, diretor de marketing da Loumar Turismo.
Case de Sucesso: Loumar Turismo amplia permanência dos turistas
Segundo dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Turismo de Foz, duas décadas atrás a média de permanência dos turistas na região era de 1,5 dias. Com as novas atrações que começaram a se instalar em Foz do Iguaçu, uma década atrás, a média de permanência dobrou, chegando a 3 dias e atualmente gira em torno de 3,5 dias.
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Contrariando as estatísticas municipais, os dados obtidos através da análise da base de clientes da Loumar apontam que a média de permanência, que uma década atrás era de 3 dias, atualmente alcança 6 dias, quase o dobro da média municipal. Segundo Piceli, esse resultado se deve à estratégia de produção de conteúdo e marketing da empresa.
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“Criamos materiais de topo de funil que mostram que Foz do Iguaçu oferece muito mais do que os tradicionais três dias promovidos por outras operadoras. Alguns dos nossos clientes chegam a ficar 15 dias e, mesmo assim, sentem que ainda há muito a explorar”, explicou Piceli.
Palestra sobre o futuro das experiências turísticas
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Após o painel, os cerca de 60 participantes presentes assistiram à palestra “7,5 Dicas para Melhor Atender na Nova Jornada do Cliente – O Futuro das Experiências na Região Trinacional”, ministrada por Wagner Santos. Especialista em jornada do cliente, Santos compartilhou insights obtidos no Customer Service Summit 2025, principal conferência executivo-gerencial voltada para líderes de atendimento ao cliente.
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O evento reforçou a importância de investir em treinamento de equipe, criação e divulgação de conteúdo relevante, além de aumentar a qualidade da experiência turística ofertada, para fortalecer o setor, aumentar a média da permanência e impulsionar o turismo e os negócios gerados pelo turismo na região trinacional.
Marcelo Valente, CEO da Loumar, foi incisivo ao trazer para si, e também para os empresários e representantes dos principais atrativos, presentes no evento, a responsabilidade de promover um turismo mais inclusivo, que envolva toda a cidade, e não apenas empreendimentos localizados no chamado ‘corredor turístico’. “Uma cidade boa para o turismo, precisa primeiro ser boa para quem vive nela”, afirmou Valente.
Apaixonados Por Foz e por fazer o bem…
Durante a apresentação inicial, feita pela CEO da Loumar, a última ação da empresa, que buscava divulgar e fomentar o aumento de clientela para uma hamburgueria localizada nos arredores da Vila Iolanda, foi apresentada aos presentes. Na ação, a empresa surpreendeu o proprietário da ‘Ari Lanches’, o Sr. Ari, levando todos os influenciadores e profissionais de marketing da empresa para experimentar o cardápio que o local oferecia.
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Na ação, o CEO da empresa, Marcelo Valente, e o Diretor de Marketing, Garon Piceli, entregaram ao proprietário do local e sua esposa, uma camiseta de outra ação de divulgação da cidade, encampada pela Loumar, os ‘Apaixonados Por Foz’. O Sr. Ari também foi presenteado com uma nova placa “para tornar o local mais visível” – que será instalada no local em breve – e com uma assessoria exclusiva do time de marketing da Loumar na elaboração de uma nova comunicação visual para a marca e o cardápio da Ari Lanches.