Search

Lobo-guará resgatado em Foz do Iguaçu é devolvido à natureza com apoio da Itaipu e parceiros

Soltura do animal, que mobilizou equipes de conservação, ocorreu no dia 9 de abril e simboliza o compromisso com a proteção da fauna silvestre.

Na última quarta-feira (9 de abril), uma cena emocionante marcou o retorno de um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) à natureza, após ser resgatado desorientado na zona urbana de Foz do Iguaçu no mês de março. O animal passou por tratamento no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), da Itaipu Binacional, e foi solto em uma área de mata cuidadosamente selecionada no oeste do Paraná.

A soltura foi acompanhada por equipes do RBV, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Eco Park Foz e do Projeto Onças do Iguaçu.

Soltura envolveu planejamento e estudo técnico

O local da soltura foi escolhido após análise de diversos critérios ambientais, visando oferecer as melhores condições para a readaptação do maior canídeo da América do Sul.

Pedro Teles, médico veterinário da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu Binacional.
Pedro Teles, médico veterinário da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu Binacional.

Segundo o biólogo Pedro Teles, da Itaipu, o processo reflete o cuidado com a preservação da espécie:

“Hoje é um grande dia para nós e, principalmente, para ele. É o dia em que ele volta para onde nunca deveria ter saído.”

O animal foi encontrado no dia 12 de março, próximo a um restaurante na Avenida das Cataratas. Estava acuado e desorientado. Após o resgate pela Polícia Ambiental, foi encaminhado ao RBV, onde passou por uma bateria de exames, tratamento veterinário e ganhou 1,5 kg durante a reabilitação.

Para acompanhar sua adaptação, o lobo recebeu uma coleira com GPS. O objetivo é monitorar seus deslocamentos e entender como a espécie está se comportando em áreas que, historicamente, eram dominadas pela Mata Atlântica.

Emoção marcou o momento da soltura

A cena da soltura parece saída de um documentário sobre vida selvagem. No alto de uma colina, com um riacho ao fundo e o pôr do sol compondo o cenário, a caixa foi aberta. Inicialmente hesitante, o lobo demorou a sair. Quando finalmente colocou as patas na grama, desceu em direção à mata, sem olhar para trás.

Bióloga do Eco Park, Alessandra Borges.

A bióloga Alessandra Borges, do Eco Park Foz, descreveu o momento como especial:

“Foi emocionante para toda a equipe. Sentimos que cumprimos nosso dever ao contribuir com sua conservação. É uma experiência que levaremos para sempre.”

Yara Barros, coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu.

A coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros, reforçou a importância do trabalho coletivo:

“Ver esse animal caminhar em direção à natureza é absolutamente incrível. É para isso que trabalhamos: para conservar espécies e garantir seu futuro.”

Primeira soltura de lobo-guará resgatado na área urbana de Foz

Embora a Itaipu Binacional já tenha realizado uma soltura de lobo-guará em 2009, na cidade de Toledo (PR), essa foi a primeira vez que a operação aconteceu em Foz do Iguaçu, envolvendo um animal resgatado em área urbana.

A iniciativa está em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 – Vida Terrestre, que trata da preservação da biodiversidade, tanto da flora quanto da fauna.

Fotos: William Brisida/Divulgação Itaipu Binacional