O Livro “Carcará – O Espião do Século XXI”, escrito pelo servidor federal licenciado, Bruno de Oliveira, será lançado amanhã (26) em Foz do Iguaçu. Em 174 páginas, Bruno aborda a realidade da fronteira, refletida em inúmeras apreensões e situações vividas diariamente pelas forças de segurança que atuam na região, combatendo os chamados crimes transfronteiriços.
O Analista Tributário da Receita Federal, atualmente licenciado, especializado em coletar informações e a agir de forma estratégica para combater o crime organizado, conta como o trabalho com drones foi iniciado, de maneira quase acidental, e como foi a transição até a criação da “Unidade Carcará”, que é reconhecida por autoridades de segurança do mundo todo.
De maneira fluida, o livro narra histórias que mostram o cenário do crime organizado e do contrabando em Foz do Iguaçu e as implicações regionais e internacionais desse movimento.
Carcará
Bruno descreve as ações como uma batalha contínua, marcada por avanços tecnológicos, estratégias complexas e, acima de tudo, a coragem e a determinação dos que enfrentam esses desafios. Determinação, aliás, que não faltou depois que, usando um drone simples, ele auxiliou em uma apreensão e percebeu que poderia fazer muito mais observando a movimentação do alto e em silêncio. Foi a partir disso que Bruno de Oliveira passou a ser mais conhecido como Bruno Carcará.
“É interessante que muitos colegas resistiam à ideia do uso do drone, talvez por virem de uma cultura de trabalho diferente, onde as câmeras eram a ferramenta mais avançada. Eu sabia que o drone era uma ferramenta essencial para o nosso trabalho, pois além de rastrear o veículo suspeito, eu precisava entender como eles operavam, quem estava envolvido e como agiam. Não estávamos apenas interessados em saber que um veículo estava transportando algo ilícito, mas sim em entender todo o processo por trás disso.”
Mas as páginas não apresentam apenas relatos de aventuras e perseguições. No livro, dedicado à mulher de Bruno, Jéssica, e ao filho do casal, Álvaro, mais conhecido como Alvinho, Bruno compartilha a preocupação com a família e os cuidados com a segurança, tanto em casa quanto no trabalho. Ele também escreve sobre a parceria com os colegas de profissão e das várias instituições que costumam atuar em conjunto.
Apaixonado por cães, Bruno destaca a participação dos policiais chamados de K-9 nas ações. Autista, o “Carcará” tem hoje no parceiro Logan mais que um cão de apoio, já que o cachorro é treinado para atuar em conjunto nas ações de combate ao crime.
Além de relatar fatos reais, Bruno também conta sobre as perspectivas para o futuro que, segundo ele, está bem mais perto do que “os olheiros” conseguem enxergar.
“O drone é uma ferramenta valiosa quando combinado com outros recursos, como tecnologia de ponta e inteligência investigativa. A Receita Federal valoriza muito essas abordagens integradas, pois nosso foco é rastrear e desmantelar as redes de contrabando e tráfico de drogas. Com vários recursos à nossa disposição, podemos observar um amadurecimento do projeto e o reconhecimento da sua eficácia.”
Serviço
O livro, editado em português e também em inglês, foi lançado na semana passada no Rio de Janeiro e está à venda inclusive pela internet, no endereço https://www.brunocarcara.com.br/lancamento.
Aqui em Foz, o lançamento vai ser a partir das 9h, na sede do 9º Grupamento de Bombeiros (Avenida Paraná, 5.725, Vila A), durante o 2º Seminário Drone Policial. No dia 10 de abril, Bruno segue para o lançamento em Lisboa (Portugal).
O livro foi editado por Mauri Oliveira e tem a produção editorial de Simone Oliveira. A Diagramação e o Projeto Gráfico são da Editora 7 e a capa foi feita por Judah Bright.
Bruno de Oliveira é analista-tributário licenciado da Receita Federal em Foz do Iguaçu. Em dezembro de 2023, representando a Instituição na Conferência Mundial de Drones de Emergência, realizada em Paris, recebeu o prêmio de “melhor uso de drone em uma operação policial”. A aeronave, pilotada por Bruno, auxiliou na captura de um integrante de uma facção criminosa em Santa Helena (PR), em julho de 2022.