As liquidações, principalmente as do mês de janeiro, são a forma encontrada pelo comércio varejista para acompanhar o ritmo da indústria. “Para o empresário, é importante eliminar estoques, pois a cada dia novos produtos são lançados e é preciso acompanhar as tendências", diz o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Luís Augusto Ildefonso da Silva.
De acordo com Silva, o mês de janeiro deixou de ser sinônimo de liquidação no setor de vestuário – agora as promoções abrangem também redes de eletrodomésticos, de produtos eletrônicos e de calçados, entre outros setores. Os descontos podem chegar a até 60%, segundo levantamento da Alshop.
A tradicional liquidação da rede de eletrodomésticos Magazine Luiza, por exemplo, atraiu na sexta-feira (8) 4,5 milhões de consumidores nas 455 lojas da rede em todo o país. Em apenas oito horas, o faturamento atingiu a marca de R$ 75 milhões, R$ 5 milhões a mais do que no ano passado. Nessa rede, foram vendidos praticamente todos os 2,7 milhões de itens colocados à disposição dos consumidores.
Silva ressalta que todos os setores da economia são beneficiados com as promoções do início do ano, mas o mais privilegiado nas liquidações é o comércio ligado à moda. "O maior consumo é mesmo entre as lojas de moda, tanto feminina quanto masculina."
Lucro não é o grande objetivo das liquidações, que representam uma forma de manter o comércio aquecido nesta época do ano, afirma o diretor da Alshop. “As promoções são uma maneira extra de girar o capital em janeiro, que é um mês fraco", reforça Luciana Maria.