Search

Liminar que proíbe entrada de carros de turismo dentro do PNI será discutida em Brasília

 

Representantes do trade turístico de Foz do Iguaçu embarcaram nesta segunda-feira (30), no final da tarde, até Brasília. O objetivo da viagem é tratar com o Governo Federal a questão da liminar que proíbe o acesso de veículos de turismo dentro do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas.

 

A liminar foi acatada pelo juiz Rony Ferreira, no final de junho e se baseia em uma petição feita originalmente através da ONG Instituto Justiça Ambiental, de Porto Alegre, em fevereiro de 2011. De acordo com ela, passaria a entrar em vigor na quarta-feira, 1° de agosto. Apenas veículos da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A poderiam circular pelo parque.
 
“Se nós conseguirmos fazer com que o juiz volte em sua decisão, ou seja derrubada a liminar através de um mandado de segurança que foi impetrado nesta sexta-feira (27), a gente talvez consiga trabalhar normalmente a instrução normativa e efetuarmos o que deveria ter sido feito já, e aprovar um documento em que deixe bem claro essas normas da entrada no Parque Nacional. Estamos fazendo um trabalho em paralelo, para que se for derrubada, tenhamos sucesso e possamos resolver essa pendência de uma vez por todas”, disse o presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), por telefone em entrevista à rádio CBN.
 
A reunião está prevista para acontecer às 11h desta terça-feira (31) no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília.