Uma medida que será anunciada pelo governo ainda este mês vai atrair mais visitantes estrangeiros e, portanto, beneficiar cidades turísticas, como Foz do Iguaçu. O governo vai facilitar a entrada de turistas procedentes de países considerados estratégicos para o Brasil, como Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália.
O fim da exigência de visto para esses países é uma reivindicação do Ministério do Turismo e, pela primeira vez, o Ministério das Relações Exteriores decidiu estudar melhor o assunto, já que até hoje baseava-se apenas no conceito da reciprocidade – isto é, se um país exige visto de brasileiros, o Brasil passa a exigir vistos também dos moradores daquele país. Mas adivinhe quem é mais prejudicado com isso…
A Organização Mundial do Turismo calcula que a dispensa de vistos pode gerar um aumento de até 25% no fluxo dos destinos envolvidos. Usando como base este estudo e o histórico dos gastos dos turistas dos países beneficiados, projeta-se que o Brasil terá uma receita extra de até R$ 1,4 bilhão em dois anos, se adotar a medida de facilitação.