Search
Previous slide
Next slide

Latinoware retorna ao Itaipu Parquetec com inscrições abertas para a 21ª edição

Congresso integra o Festival Iguassu Inova e promete dias de inovação, cultura e troca de conhecimento em Foz do Iguaçu.
21ª edição do Latinoware volta ao Itaipu Parquetec em Foz do Iguaçu
Previous slide
Next slide

De 27 a 29 de novembro, a cidade de Foz do Iguaçu sedia a 21ª edição do Latinoware – Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas. Realizado novamente no Itaipu Parquetec, onde o evento teve início em 2004, o Latinoware deste ano traz uma programação ampla que se une ao Festival Iguassu Inova e à XIII Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiências), proporcionando um espaço único para discussões sobre tecnologia, inovação e cultura.

Evento foca em tecnologias abertas e sustentabilidade

O Latinoware busca incentivar o desenvolvimento de soluções acessíveis e sustentáveis para diversos setores. “A cada ano, vemos o impacto do software livre para a inclusão e acessibilidade. Nesta edição, o congresso será um espaço estratégico para debater temas como inteligência artificial, robótica e conectividade,” destaca o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, professor Irineu Colombo.

A Itaipu Binacional, parceira do evento, também reforça a relevância da tecnologia sustentável. “A Itaipu apoia o uso responsável de tecnologias que promovam a autonomia e a sustentabilidade, valores que estão alinhados com o Latinoware, ao incentivar o uso de software livre,” afirma Iggor Gomes Rocha, diretor administrativo da usina.

Inscrições e programação

As inscrições para o Latinoware 2024 são gratuitas e estão abertas no site oficial do evento (latinoware.org). Com atividades das 8h às 18h, o congresso espera receber cerca de 3 mil participantes, incluindo estudantes, empreendedores, pesquisadores e profissionais da área de tecnologia. A programação conta com palestras, workshops, minicursos e o tradicional Hackathon, que oferece prêmios em dinheiro e oportunidades em programas de pré-incubação.

“O Latinoware conecta diferentes públicos, desde jovens talentos a especialistas de toda a América Latina. Queremos oferecer oportunidades de aprendizado e colaboração que sejam acessíveis a todos,” reforça Colombo.

Plataforma para inovação e cultura

Além de impulsionar as novidades em tecnologia, o Latinoware promove a interação cultural e econômica na América Latina. “O evento oferece a primeira experiência de muitos com software livre e tecnologias colaborativas, com palestras e workshops que capacitam os participantes em áreas essenciais da tecnologia,” observa Rocha. Com isso, o Latinoware consolida-se como um espaço de networking e aprendizado, ampliando as oportunidades para indivíduos e empresas e fortalecendo a região de Foz do Iguaçu como polo de inovação.

Nesta edição, mais de 100 palestrantes abordarão temas como cibersegurança, inteligência artificial, governança de TI, inclusão digital, hardware aberto, software livre e desenvolvimento de games. As atividades também incluirão oficinas, minicursos e discussões sobre o impacto social e econômico das tecnologias emergentes.

Apoio institucional

O evento conta com o apoio de importantes instituições como a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), o Instituto Federal do Paraná e a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), além de outros parceiros.

Foto: Divulgação Itaipu Parquetec

Previous slide
Next slide