O lançamento de um selo postal representando a importância e o uso pacífico e sustentável dos recursos hídricos marcou, nesta sexta-feira (22), as comemorações do Dia Mundial da Água em Foz do Iguaçu. O evento aconteceu no Edifício do Saber, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), e contou também com diversas apresentações culturais.
Foto: JIE |
A arte do selo é do artista Leandro Lima. |
Participaram do ato a vice-prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi; o assessor de Energias Renováveis da Itaipu, Cícero Bley, representando o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek; o superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo; o diretor regional dos Correios do Paraná, Areovaldo Figueiredo, entre outros convidados.
Foto: JIE |
Autoridades presentes receberam um álbum comemorativo do lançamento. |
Além de Foz do Iguaçu, o lançamento aconteceu também em Brasília (DF) e Frutal (MG). O bloco é composto por dois selos que trazem a marca do Dia Mundial da Água e do Ano Internacional de Cooperação pela Água, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Também faz parte do lançamento o carimbo comemorativo, a ser usado juntamente com o selo.
Foto: JIE |
Após a obliteração, o selo passa a ter valor. |
“A cada ano, o Correio lança cerca de 25 selos, mas recebemos mais de mil propostas de temas. Afinal, o selo é uma forma de disseminar uma ideia por todo o Brasil e o mundo de forma simples e histórica. E o cuidado com a água e com a vida merecia essa distinção”, disse o diretor regional dos Correios, Areovaldo Figueiredo.
Para Cícero Bley, a possibilidade de usar o selo comemorativo é uma forma de reforçar a importância do cuidado que devemos ter com a água. “Estamos intimamente em contato com a água, todos os dias, em todos os lugares. E qualquer lembrança de que devemos protegê-la é valiosa”, falou.
Em vídeo, Jorge Samek elogiou a nova consciência que vem surgindo, de respeito ao meio ambiente e aos recursos naturais, e de uma forma de viver de forma mais sustentável e ecologicamente correta. Em seguida, um vídeo publicitário da Itaipu ilustrou a importância de pouparmos a água, para que não venha a faltar.
Selo
A tiragem do selo é de 150 mil conjuntos. Os selos custarão R$ 2,75 cada e poderão ser adquiridos nas agências dos Correios, loja virtual ou Agência de Vendas a Distância, até dezembro de 2016.
Foto: JIE |
Ano foi instituído pela Onu. |
Em Brasília, o lançamento do bloco foi feito durante o seminário Água, Comunicação e Sociedade no Ano Internacional de Cooperação pela Água. No evento, o Programa Cultivando Água Boa foi apresentado como case pelo diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich.
Segundo o diretor, a celebração “é um momento de reflexão, de aumentar a nossa consciência crítica sobre toda a questão planetária e compreender profundamente que as cidades não se sustentam quando o meio ambiente sucumbe”.
Arte pela Água
Em vários momentos, durante a cerimônia de lançamento e obliteração do selo, apresentações artísticas e culturais celebraram o tema “Água”. O Coral da Itaipu apresentou a canção Planeta Água, um verdadeiro símbolo da Itaipu, além de outras composições.
Uma leitura performática do poema Água, de Raul Machado, com a atriz Claudia Ribeiro, da Companhia de Teatro Amadeus, trouxe o mundo do teatro para a celebração.
Foto: JIE |
Claudia Ribeiro apresenta "Água". |
Por fim, na parede de um dos blocos do PTI, o grupo Ação Poética Três Fronteiras pintou mensagens produzidas por alunos da Unila e moradores da região. O artista plástico Adriano Monanc ainda coordenou a grafitagem de cubos de MDF, que ficarão expostos na usina para que empregados, turistas e estudantes possam deixar suas mensagens e desenhos sobre o tema da água e da proteção do meio ambiente.