O acúmulo de lixo nas ruas e terrenos baldios pode trazer muitas complicações para o cidadão, entre elas doenças causadas pelos materiais tóxicos, espaço propício para criação de pragas e também contribui negativamente para o cenário do bairro.
Para solucionar esse problema, a Prefeitura de Foz do Iguaçu atua continuamente na limpeza urbana nos bairros, retirando toneladas de lixo que poderiam ter um destino correto ao invés do descarte irregular.
Além de promover complicações para a saúde do cidadão, o lixo acumulado nas ruas também resulta nos alagamentos durante as chuvas, contribuindo negativamente para um cenário prejudicial para todas as pessoas.
Apesar do município se comprometer com a Coleta Seletiva e coleta regular de resíduos domésticos, muitas pessoas ainda insistem em jogar nas ruas e terrenos materiais como garrafas, plásticos, sofás, móveis e roupas velhas.
O descarte incorreto de materiais, além de trazer malefícios para a saúde, também poderá pesar no bolso do cidadão.
Segundo o Código de Postura do Município da Lei Complementar de nº 07/1991 estabelece uma multa para quem realiza o descarte incorreto de lixo. O valor da multa parte de R$101,65 Unidade Fiscal até R$ 10.000.
A aplicação da multa vai depender do ato praticado, como por exemplo, a quantidade de resíduo ou material descartado irregularmente.
Por isso, a solução para evitar pagar uma multa ou prevenir problemas de saúde é apostar no descarte correto dos resíduos, como lixo doméstico e móveis, roupas e objetos velhos.
Recrie algo mais útil com os resíduos
Uma forma benéfica e criativa para reaproveitar materiais reciclados é recriando algo mais útil com os resíduos.
A ideia é reaproveitar os materiais criando peças artesanais e restaurando móveis, ao invés de descartá-los em um local inadequado como um terreno baldio.
As roupas velhas, por exemplo, podem ser transformadas em peças de decoração para sua casa, como uma capa de almofada decorativa, capa de abajur e até mesmo acessórios como bolsas feitas de calça jeans.
Essas ideias de artesanato com roupas são fáceis de fazer, você não precisa saber costurar a peça, apenas use a técnica de colagem para produzir um item novo.
Já os móveis de madeira, poderão ser reformados, removendo as peças de madeira estragadas e adicionando peças novas. Para descartar madeira corretamente, conte com serviços de caçamba para resíduos.
Com materiais reciclados como garrafas pet, vidros, plástico e entre outros, aposte em peças artesanais para decoração.
Aproveite o incentivo à arte e artesanato do município para vender seus produtos reaproveitados de materiais que poderiam ir para o lixo ou pior, em canteiros, praças e terrenos na cidade.
Como denunciar o descarte incorreto de lixo em Foz do Iguaçu?
Para denunciar o descarte incorreto de lixo em Foz do Iguaçu você precisa ligar para o número 156 ou o aplicativo 156Foz, um canal de comunicação direta com a Prefeitura da cidade.
Neste aplicativo você consegue enviar fotos e acompanhar solicitações de outras demandas como troca de lâmpada em área pública e demais solicitações.