Foto: Nilton Rolim |
João da Bota e Franck Caldeira fizeram a dobradinha para o Cruzeiro |
A marca estabelecida pelo brasileiro João da Bota ao vencer em Foz do Iguaçu a 3ª Meia Maratona das Cataratas — Troféu Itaipu Binacional 35 Anos, no último dia 5 de julho, assegura ao atleta do Cruzeiro, momentaneamente, uma vaga no Mundial de Meia Maratona de 2009, que acontecerá dia 11 de outubro na cidade inglesa de Birmingham.
O corredor venceu a 3ª Meia Maratona das Cataratas com o tempo de 1h03min37s, novo recorde da prova, que teve a presença de mais de mil competidores de 11 países e três continentes: América (Norte e Sul), Europa e África.
O anúncio da vaga ao Mundial foi feito pelo diretor do evento esportivo, Tadeu Natálio. “O tempo do João o qualificou para participar do Mundial. Já recebi informação que a Confederação Brasileira de Atletismo homologou, oficializou a marca, que, até agora, garante vaga ao atleta na competição”, disse.
Segundo informou Harley Maciel da Silva, gerente-técnico da CBAt, com a marca obtida em Foz do Iguaçu, João da Bota está atualmente classificado. Ele só perderá a vaga se nas corridas que antecedem o Mundial seu tempo for batido. “Se o prazo terminasse hoje, ele estaria classificado, mas o prazo ainda não acabou”.
A oficialização dos representantes brasileiros, dessa forma, ainda está para ocorrer, mas se ninguém baixar a marca do atleta do Cruzeiro, ele ratificará sua presença na Inglaterra.
A corrida de rua registrou ainda a quebra de recorde na Categoria Feminina. A queniana Anne Cheptanui Bererwe levou o título e estabeleceu o tempo de 1h14min4s, cerca de três minutos abaixo da melhor marca até então, de 1h17min17s, obtida pela brasileira Luzia de Sousa Pinto, vencedora da 1ª Meia Maratona em 2007.