Com a menor presença de visitantes no Lago de La República, um lago artificial localizado no centro de Ciudad del Este, causado pela quarentena do Covid-19, tem sido comum o avistamento de jacarés fora das águas do lago.
Um dos jacarés que habitam o lago, na tarde de ontem, deixou as águas e começou a circular tranquilamente pelo local, atravessando a ciclovia e quase chegando até a rua que cerca a área do parque, atraindo assim o olhar curioso dos frequentadores do local.
O avistamento do jacaré ocorreu por volta das 16h30 de ontem e foi filmado por várias pessoas que praticavam atividades físicas no local e que, prontamente, notificaram a delegacia local e os bombeiros voluntários, já que havia a possibilidade de o jacaré ultrapassar os limites do parque que fica no entorno do lago indo assim para a movimentada rua que cerca o parque.
Ao chegar ao local, os bombeiros voluntários encontraram o réptil inquieto, devido ao grande número de curiosos que permaneciam ao seu redor, produzindo filmes e fotos. Os bombeiros encontraram alguma dificuldade para afastar os curiosos e finalmente devolver o jacaré ao seu habitat.
Após a ocorrência, um barco patrulha foi enviado ao local para garantir a segurança das pessoas que frequentam o local e principalmente a do próprio réptil, já que em ocasiões anteriores, um dos jacarés que habitam a área foi ferido quando desconhecidos, assustados com a presença do animal, atiraram pedras contra o mesmo.
O lago de La República é um local frequentado tanto por moradores locais como por turistas, e faz parte do roteiro do City Tour Ciudad Del Este. Recomenda-se aos frequentadores que, em caso de avistamento de jacarés, mantenha-se a distância e notifiquem imediatamente as forças de segurança através do telefone 911.