A Itaipu Binacional, por intermédio do Programa de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente (PPCA), entrega na segunda-feira (22), às 8h30, no Canal da Piracema, 37 barcos, coletes, capacetes e remos ao “Projeto Meninos do Lago”.
Desenvolvido pela Federação Paranaense de Canoagem, o projeto “Meninos do Lago” existe há três anos e visa preparar adolescentes para disputar as Olimpíadas de 2016, a serem realizadas no Rio de Janeiro.
Atualmente, participam do projeto 80 meninos da Vila C e do Morumbi. Muitos deles já conquistaram títulos nacionais e internacionais. A próxima disputa será nos dias 16 e 17 de abril, em Primavera do Leste, Mato Grosso. Para conseguir os resultados, os jovens treinam diariamente no Canal Itaipu de Canoagem.
Segundo Gladis Mirtha Baez, coordenadora do PPCA, a empresa apoia o projeto não apenas pela questão esportiva, mas por todo o trabalho social incluído nos treinos e nas próprias competições. Durante os treinamentos os adolescentes têm, inclusive, aulas sobre educação ambiental. “É uma forma de ocupar o tempo livre destes garotos de baixa renda. Uma das exigências é estudar em escolas públicas”, destaca.
Outra vantagem é oferecer aos jovens a oportunidade de uma carreira esportiva. “Estamos dando o suporte para estes adolescentes se tornarem grandes vencedores”, afirma Mirtha.
De acordo com o superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Rodrigues, sem a parceria de Itaipu seria impossível manter o projeto. “Até poucos dias, os meninos treinavam em barcos velhos e pesados, agora, terão as melhores embarcações do mercado nacional”, salienta.