O Turismo da Itaipu Binacional, operado pelo Itaipu Parquetec, recebeu 8.116 visitantes durante o feriado da Proclamação da República, entre sexta-feira (15) e domingo (17). O número representa um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 6.389 turistas.
Passeios mais procurados
O passeio Itaipu Panorâmica, o mais popular entre os visitantes, atraiu 5.840 pessoas. Outras opções também foram destaque: o Itaipu Especial recebeu 991 turistas, o Itaipu Iluminada atraiu 621 visitantes e o Refúgio Biológico, 471. O Ecomuseu contabilizou 163 visitas durante o período.
Segundo Marcelo Giongo, gerente do Complexo Turístico Itaipu (CTI), o fato de o feriado cair em uma sexta-feira impulsionou significativamente o movimento. “Foi um estímulo importante para atrair turistas ao longo de todo o feriadão”, afirmou.
Gratuidade para moradores locais
Moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros têm acesso gratuito a diversos passeios, como o Itaipu Panorâmica, Itaipu Iluminada, Refúgio Biológico e exposições do Ecomuseu. Para aproveitar o benefício, é necessário apresentar um comprovante de residência recente em nome do visitante e documento de identificação.
Os municípios contemplados incluem Diamante d’Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Terra Roxa e Mundo Novo (MS). Cidades paraguaias próximas, como Ciudad del Este, Hernandarias, Minga Guazú e Presidente Franco, também estão na lista.
O aumento no fluxo de visitantes reforça o papel de Itaipu como um dos principais atrativos turísticos da região trinacional. Além de oferecer experiências únicas, a usina colabora para movimentar a economia local, beneficiando comerciantes e prestadores de serviço.
Foto: Jean Pavão/Divulgação Itaipu Parquetec