Curitiba foi uma das cidades escolhidas pela Organização das Nações Unidas para sediar os eventos de comemoração do Dia Mundial da Água – 22 de março. Nesta quinta-feira, autoridades, especialistas e representantes de diversas instituições se reuniram no Museu Oscar Niemeyer para debater o uso dos recursos hídricos na agricultura, tema da celebração neste ano.
Além de palestras de especialistas sobre assuntos como gestão da água, conservação de bacias e uso consciente dos recursos hídricos, a programação incluiu a assinatura de um convênio do Governo do Estado com prefeituras para irrigação no meio rural, e o lançamento do livro A Integração das Águas: revelando o verdadeiro Aquífero Guarani, de Nádia Borghetti, José Roberto Borghetti e Ernani da Rosa Filho. A obra, que tem apoio da Itaipu, tem introdução elaborada pelo diretor-geral Jorge Samek.
O superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, representou o diretor-geral Jorge Samek no evento, que contou ainda com a presença do governador Beto Richa e dos secretários Fernanda Richa (Família e Desenvolvimento Social), Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Luiz Claúdio Romanelli (Trabalho e Emprego), Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul).
O presidente do Instituto ÁguasParaná, Márcio Nunes; o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, o prefeito de Piraquara e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Gabriel Samaha; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni; os deputados estaduais Alexandre Curi, Rose Litro, Ademar Traiano e Pedro Lupion também compareceram.
Foto: Itaipu Binacional |
![]() |
Gilmar Piolla representou o diretor-geral brasileiro no evento |
Em discurso, Piolla relembrou a participação anual de Itaipu no evento e falou da preocupação da empresa com a proteção dos recursos hídricos, em especial por meio do Programa Cultivando Água Boa. “O programa vem semeando uma nova consciência ambiental. A experiência deu certo e, agora, passou a ser multiplicada, no Brasil e no exterior. E acaba de ser escolhida também para representar o setor elétrico brasileiro na Conferência Rio+20”, disse.
O evento que marca o Dia Mundial da Água tem por objetivo promover o debate sobre água e segurança alimentar. Segundo dados divulgados pela ONU, o uso da água para fins domésticos, industriais e agrícolas aumentará em 50% até o ano de 2025, comparado com o consumo atual. A organização estima que a escassez de recursos hídricos afetará pelo menos três bilhões de seres humanos, de todos os continentes.
“Hoje celebramos uma data de reflexão sobre o uso consciente da água e sobre o desperdício gerado por todos os setores”, disse o representante da FAO e coordenador do Dia Mundial da Água, José Roberto Borghetti. De acordo com ele, o Brasil abriga 12% da reserva hídrica mundial.
A coordenação do evento é da FAO, agência da ONU responsável pela agricultura e segurança alimentar no mundo, com apoio da Unesco, Fundação Roberto Marinho, Itaipu Binacional, Tecpar, Sanepar, Copel e UFPR. Para mais informações, visite www.diamundialdaagua.net