Search

Itaipu participa das comemorações do Dia Mundial da Água, em Curitiba

Curitiba foi uma das cidades escolhidas pela Organização das Nações Unidas para sediar os eventos de comemoração do Dia Mundial da Água – 22 de março. Nesta quinta-feira, autoridades, especialistas e representantes de diversas instituições se reuniram no Museu Oscar Niemeyer para debater o uso dos recursos hídricos na agricultura, tema da celebração neste ano.

Além de palestras de especialistas sobre assuntos como gestão da água, conservação de bacias e uso consciente dos recursos hídricos, a programação incluiu a assinatura de um convênio do Governo do Estado com prefeituras para irrigação no meio rural, e o lançamento do livro A Integração das Águas: revelando o verdadeiro Aquífero Guarani, de Nádia Borghetti, José Roberto Borghetti e Ernani da Rosa Filho. A obra, que tem apoio da Itaipu, tem introdução elaborada pelo diretor-geral Jorge Samek.

O superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, representou o diretor-geral Jorge Samek no evento, que contou ainda com a presença do governador Beto Richa e dos secretários Fernanda Richa (Família e Desenvolvimento Social), Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Luiz Claúdio Romanelli (Trabalho e Emprego), Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul).

O presidente do Instituto ÁguasParaná, Márcio Nunes; o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, o prefeito de Piraquara e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Gabriel Samaha; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni; os deputados estaduais Alexandre Curi, Rose Litro, Ademar Traiano e Pedro Lupion também compareceram.
 

Foto: Itaipu Binacional
Gilmar Piolla representou o diretor-geral brasileiro no evento

 

Em discurso, Piolla relembrou a participação anual de Itaipu no evento e falou da preocupação da empresa com a proteção dos recursos hídricos, em especial por meio do Programa Cultivando Água Boa. “O programa vem semeando uma nova consciência ambiental. A experiência deu certo e, agora, passou a ser multiplicada, no Brasil e no exterior. E acaba de ser escolhida também para representar o setor elétrico brasileiro na Conferência Rio+20”, disse.

O evento que marca o Dia Mundial da Água tem por objetivo promover o debate sobre água e segurança alimentar. Segundo dados divulgados pela ONU, o uso da água para fins domésticos, industriais e agrícolas aumentará em 50% até o ano de 2025, comparado com o consumo atual. A organização estima que a escassez de recursos hídricos afetará pelo menos três bilhões de seres humanos, de todos os continentes.

“Hoje celebramos uma data de reflexão sobre o uso consciente da água e sobre o desperdício gerado por todos os setores”, disse o representante da FAO e coordenador do Dia Mundial da Água, José Roberto Borghetti. De acordo com ele, o Brasil abriga 12% da reserva hídrica mundial.

A coordenação do evento é da FAO, agência da ONU responsável pela agricultura e segurança alimentar no mundo, com apoio da Unesco, Fundação Roberto Marinho, Itaipu Binacional, Tecpar, Sanepar, Copel e UFPR. Para mais informações, visite www.diamundialdaagua.net