O Batalhão da Polícia Ambiental Força Verde (BPAmbFV) ganhou reforço na frota, com oito viaturas novas doadas pela Itaipu Binacional. Os veículos, modelo pick-up Amarok, serão usados nas operações de fiscalização e de policiamento da Força Verde, que atua na defesa e preservação da fauna, flora e demais recursos naturais da região.
O repasse foi nesta quinta-feira (9), no Mirante Central da hidrelétrica, com a presença de autoridades da polícia e de diretores de Itaipu. A entrega faz parte de um convênio celebrado pela binacional e a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp). O acordo foi assinado em 2015, com vigência até 2020.
“A parceria com a Polícia Ambiental é fundamental. Ela está alinhada aos preceitos de sustentabilidade de Itaipu e traduz de forma concreta as ações desenvolvidas pela binacional neste campo”, disse o diretor financeiro executivo de Itaipu, Marcos Vitório Stamm.
O comandante da Força Verde, tenente-coronel César Lestechen Medeiros, lembrou da parceria bem-sucedida, de quase duas décadas, entre Itaipu e a corporação. “Estamos juntos nesta empreitada em Foz do Iguaçu. Sem este apoio, não teríamos condições de realizar o policiamento ambiental aqui na região”.
O BPAmbFV atua em 93 municípios, com quatro companhias. O efetivo é de 575 policiais militares ambientais.
O diretor administrativo, Marcos Baumgärtner, reforçou a importância da Força Verde e também da Polícia Federal para a proteção do reservatório de Itaipu e de suas margens, no lado brasileiro. “Essa mútua colaboração entre as forças é muito importante para garantir o bem-estar da comunidade e do meio ambiente”, afirmou.
Para o superintendente de Segurança Empresarial da margem esquerda de Itaipu, Marcio Vinicius Ferreira Amaro, o reforço na frota da Polícia Ambiental será útil inclusive para o patrulhamento de áreas de preservação ambiental de Itaipu. “Sem o apoio das forças de segurança externa, fazer este trabalho seria um tanto difícil. É uma parceria que abrange também a própria segurança da Itaipu.”