Foto: Arquivo |
Itaipu Binacional é uma das 14 grandes empresas do país que fazem ações de incentivo a mulheres para cargos de liderança |
A revista listou 14 companhias que tem ações voltadas a incentivar pessoas do sexo feminino a estarem no topo da cadeia profissional. No meio de empresas como Avon, Ericsson, Vale e Philips, por exemplo, está a Itaipu Binacional.
Segundo a Exame, desde 2003, um dos atrativos mais famosos de Foz do Iguaçu tem um programa de equidade de gênero. Por meio dele são realizadas capacitações e oficinas específicas para as mulheres e foram adotados horários flexíveis. Entre 2002 e 2010, o percentual feminino nos níveis gerenciais dobrou, conforme a empresa.
Hoje, dos 3.170 funcionários da companhia, 19% são mulheres. Nos níveis gerenciais, a fatia sobe para 21%.
Ainda conforme dados da reportagem, esse apoio é positivo não só para as funcionárias, mas também para as empresas. Em 2013, informações da McKinsey mostraram que as organizações que tinham uma ou mais mulheres em seus comitês executivos obtinham retorno sobre o patrimônio 44% maior e margem de lucro antes dos impostos 47% acima do que os registrados por aquelas com apenas homens nessas posições. Foram estudadas 345 empresas listadas em bolsas de seis países da América Latina, incluindo o Brasil. Confira a lista completa aqui.