A Itaipu e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) promovem nesta semana um curso que ajudará as pessoas a cuidarem melhor dos idosos, que representam quase 13% da população do país.
A capacitação está dividida em duas turmas, nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), com um total de oito horas-aula. O curso será das 8h30 às 17h30, no Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu. A iniciativa é voltada a cuidadores, familiares, profissionais e pessoas leigas interessadas a dar atenção adequada às pessoas idosas. Todas as vagas estão preenchidas.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro é de 75,2 anos. “São sete anos a mais que há uma década. A população com mais de 60 anos cresceu muito no Brasil”, disse a coordenadora do curso, Lígia Neves, da Assistência da Diretoria Geral de Itaipu. “Todos nós temos um idoso nas nossas relações pessoais e precisamos estar preparados para entendê-lo e atendê-lo”, disse.
O participante receberá um certificado emitido pelo Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR para validação de horas acadêmicas. Pela Itaipu, o curso ocorre por meio do programa Promoção dos Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa.
Proteção
Entre os temas a serem debatidos durante o curso estão determinantes sociais da saúde e a pessoa idosa; aspectos biopsicossociais que envolvem o processo de envelhecimento; e ambiente seguro para a pessoa idosa – casa segura e prevenção de quedas.
As quedas representam um dos mais sérios problemas para pessoas com mais de 65 anos. Pelo menos 30% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano. A queda pode acabar resultando em hospitalização, dependência de locomoção e até em morte.