Iniciativa faz parte do programa Vila A Inteligente, que incentiva a criação e implantação de soluções voltadas a cidades inteligentes
Moradores, turistas e visitantes de Foz do Iguaçu passam a contar com cinco pontos de wi-fi de acesso gratuito no bairro Itaipu A, também conhecido como “Vila A”, o primeiro bairro público inteligente do Brasil. Serão três pontos de conexão no Gramadão, um no ponto de ônibus da Avenida Gramado (em frente ao Hospital Ministro Costa Cavalcanti) e outro no ponto de ônibus da Av. Silvio Américo Sasdelli (em frente ao restaurante Beduínos).
A iniciativa faz parte do programa Vila A Inteligente, desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, com parceria do Inmetro e da Ligga Telecom. O objetivo é trazer mais comodidade e acesso à internet de qualidade a população.
Para utilizar o wi-fi gratuito em qualquer um dos cinco endereços, o usuário deverá localizar no seu dispositivo móvel a rede “Vila A Inteligente”. Ao se conectar, será necessário informar o e-mail para autenticação e fazer o aceite do termo de uso. Após receber um e-mail com a confirmação, o acesso estará liberado e o usuário poderá navegar pela internet, pesquisar informações sobre pontos turísticos, utilizar as redes sociais, aplicativos, se conectar com amigos e familiares e muitos outros por um período de 24h.
Ao fazer o check-in e utilizar o serviço, os usuários também terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Programa Vila A Inteligente e sobre cada tecnologia instalada, por meio do recebimento de informativos no e-mail.
Segundo o diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, a disponibilidade de wi-fi gratuito é mais um passo para consolidar Foz do Iguaçu como uma cidade inteligente, inovadora e tecnológica. “Quando falamos de acesso público a uma internet de qualidade, falamos de inclusão digital e transformação na vida das pessoas, seja para fins de educação, cultura ou trabalho. A iniciativa também é uma forma de fomentar os atrativos do nosso destino turístico, trazendo benefícios para o turismo e a economia local”, afirmou.