Aspecto que mais impressionou ministro chinês é a capacidade de Itaipu em manter produção elevada de energia
Como Itaipu consegue bater recorde de produção ano após ano? Este foi o principal questionamento do ministro de Negócios Estrangeiros da República Popular da China, Yang Jie Chi, na usina. Uma comitiva de 21 pessoas do governo chinês fez toda a visita técnica na manhã de domingo. Todos saíram impressionados.
“O ministro procurou se informar sobre como Itaipu consegue obter um nível tão elevado de produção de energia”, explicou o superintendente interino de Operação, Cesar Villar Torino, que ciceroneou os chineses durante a visita. Segundo Torino, chamou a atenção do ministro os aspectos que fazem de Itaipu uma recordista de produção de energia, tais como afluência do Rio Paraná e os trabalhos de operação e manutenção da usina. O intercâmbio técnico entre Itaipu e a usina hidrelétrica de Três Gargantas, na China, também foi tema da visita. “Eles comentaram sobre o que podem aprender com nossa experiência”, destacou Torino.
Ainda no domingo, o ministro chinês se reuniu com o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi e o secretário municipal de Assuntos Internacionais, Sérgio Lobato Machado. Durante a reunião, eles trataram de temas como Itaipu, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e a possibilidade de intercâmbio científico-cultural.