O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Vianna, e o presidente da Copel, Antonio Sérgio de Souza Guetter, reuniram-se nesta terça-feira (2), em Foz do Iguaçu, para discutir uma parceria voltada a incrementar a oferta de energia no setor rural no Oeste do Paraná.
Guetter conheceu alguns dos projetos que a Itaipu já desenvolve na região, como o programa Oeste em Desenvolvimento, e a promoção do uso de fontes renováveis de energia, com ênfase no biogás gerado a partir de dejetos da agropecuária.
Conforme explica Paulo Afonso Schmidt, da Assessoria de Energias Renováveis da Itaipu, o objetivo da parceria é promover na região uma nova versão do programa Mais Clic Rural, de modernização dos serviços de eletricidade na área rural, porém com a expertise da binacional em energias renováveis.
“Há uma demanda crescente por energia, especialmente da cadeia de proteína animal, que é o carro-chefe da economia do Paraná. E a ideia é buscar uma nova modelagem para o Oeste do Paraná, que ajude a baratear os custos de energia e melhorar os resultados econômicos para os produtores”, afirmou Schmidt, acrescentando que o objetivo é formatar a parceria ainda neste semestre.
ODS
Ainda nesta terça-feira, o diretor também recebeu um grupo de diversas instituições do estado, integrantes do movimento Nós Podemos Paraná, entre elas a Copel e a Sanepar. A visita foi acompanhada do deputado estadual Hussein Bakri, vice-líder do governo estadual na Assembleia Legislativa, da vereadora Nanci Rafagnin Andreola e de outras autoridades.
Na oportunidade, o movimento Nós Podemos PR convidou a Itaipu a fazer parte de uma iniciativa para promover os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado. Segundo Keli Guimarães, da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e integrante do movimento, além da divulgação dos ODS, a iniciativa pretende implantar um bureau de informações que permita um acompanhamento das metas em todo o Paraná.
A Itaipu já vem atuando na promoção dos ODS em sua área de influência e, no último mês de abril, firmou com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA) o compromisso de desenvolver soluções em água e energia (objetivos seis e sete, respectivamente). “A promoção dos ODS está alinhada com as ações que a Itaipu vem desenvolvendo”, afirmou Vianna, explicando que, antes de confirmar a adesão ao movimento Nós Podemos, a questão passará também pela apreciação da diretoria paraguaia, uma vez que as diversas iniciativas realizadas em parceria com o sistema ONU tem tratamento binacional.