O Papai Noel vai chegar com força total em 2017, em Foz do Iguaçu. Depois de 12 anos, o Natal no Gramadão da Vila A, uma das maiores atrações culturais da cidade, vai voltar. Além de patrocinar o Natal das Cataratas, no centro da cidade, a Itaipu vai novamente promover a festa natalina no Gramadão – que, no auge, chegou a receber 80 mil pessoas num só dia.
A programação cultural incluirá a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, espetáculo de fogos de artifício e muitos shows musicais, além de uma árvore de 20 metros de altura, do Auto de Natal e da Árvore Wifi, que oferecerá ao público acesso à internet gratuitamente. O tema do Natal das Cataratas, este ano, será “Eu Amo Foz”.
Paralelamente aos dois grandes eventos, um caminhão com a casinha do Papai Noel vai circular pelos bairros da cidade, promovendo o que há de melhor da música local, com shows itinerantes de artistas de Foz e região.
O calendário de programação das duas festas ainda não está definido, mas a previsão é que a abertura ocorra na Praça da Paz, no centro da cidade, no dia 30 de novembro, uma quinta-feira. Às sextas-feiras, sábados e domingos, as apresentações artísticas e culturais serão feitas sempre no Gramadão.
Além dos pórticos, que vão receber um novo visual, boa parte do centro da cidade será iluminada com luzes de led. A estrutura existente, utilizada para a realização do Natal das Cataratas em anos anteriores, será reaproveitada.
Árvore Wifi
Em reuniões com o prefeito Chico Brasileiro e representantes de várias entidades para discutir a realização do Natal das Cataratas, Alexandre Teixeira, assessor do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, adiantou que uma das grandes novidades deste ano será a Árvore Wifi. Ela será instalada na Praça da Paz e oferecerá internet grátis a todo o público.
A programação cultural descentralizada, sobre rodas, incluirá atividades em vários bairros do município, no Gramadão da Vila A e na Praça da Paz. “Uma programação complementará a outra. A ideia é melhorar a autoestima do iguaçuense e oferecer mais opções para a população da fronteira, que une o Brasil, Paraguai e Argentina, e também aos turistas que visitam a cidade. Um Natal de solidariedade”, diz Teixeira.
Natal no Gramadão
O Natal no Gramadão começou em 1999, com a primeira festa natalina para a comunidade promovida pela Itaipu Binacional, exatamente naquele espaço. Em 2000, o Gramadão ganhou a Concha Acústica e, com apresentação de shows variados, ficou ainda mais preparado para uma grande festa.
A cada ano havia uma surpresa diferente para o público. Em 2005, o Natal do Gramadão ganhou um “Encantado” no nome. Em 2004, a festa recebeu mais de 80 mil pessoas, o maior público já registrado em todos os Natais de Itaipu.