Há 40 anos, a Itaipu começava a sua história como empresa. Em 17 de maio de 1974, brasileiros e paraguaios deram o passo efetivo para o início da construção da usina com a constituição da binacional. Nas quatro décadas seguintes, a obra transformaria a região Oeste do Paraná e viria a contribuir para um novo perfil econômico, mais industrializado, do Brasil e do Paraguai.
Hoje, Itaipu é fundamental para a infraestrutura energética (atende a 17% do consumo brasileiro e a 75% do paraguaio), para a integração e para o desenvolvimento dos dois países. No Paraguai, a empresa representa 8% do PIB e a exportação de energia para o Brasil representa a segunda maior fonte de receita para o país.
Foto: Arquivo |
Sala de comando central da Usina |
Novos desafios – Recordista mundial em produção de energia, com 98,6 milhões de MWh em 2013, a Itaipu chega ao seu 40º aniversário com novos desafios, que estão além da questão energética . Em 2003, a empresa ampliou sua missão institucional, que passou a abranger a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável em sua área de influência. Agora, tem como visão chegar a 2020 como a hidrelétrica com melhores padrões operativos e práticas socioambientais no mundo.
O Parque Tecnológico Itaipu, o programa Cultivando Água Boa, a Plataforma Itaipu de Energias Renováveis com ênfase no biogás, o Programa do Veículo Elétrico e diversas ações em prol do desenvolvimento do turismo regional e da equidade de gênero mostram essa nova face da empresa.
Foto: Arquivo |
Itaipu comemora 40 anos neste sábado, 17 |
“Aos recordes sucessivos soma-se o orgulho pelo reconhecimento internacional, por sermos referência na gestão socioambiental e na inovação tecnológica, pela cultura organizacional exemplar, pela promoção da integração regional e por contribuir, cada vez mais decisivamente, para o desenvolvimento sustentável do Brasil e do Paraguai”, resume o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek.
Segundo Samek, manter a excelência em geração de energia e, paralelamente, alcançar os objetivos embutidos na visão 2020 são os principais fatores de motivação entre os colaboradores da empresa. “É uma Itaipu que se renova e se reinventa para servir melhor aos interesses e aspirações das sociedades brasileira e paraguaia”, completa.