A Itaipu Binacional, em colaboração com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, lançou uma campanha de arrecadação de livros para reconstruir acervos literários nas áreas devastadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A campanha, que se estende até o dia 30 de setembro, busca minimizar os impactos da tragédia, proporcionando acesso a recursos educacionais e culturais essenciais para a população local.
A empresa mobilizou seus empregados por meio do programa Força Voluntária e estabeleceu o Centro de Recepção de Visitantes (CRV) como ponto de arrecadação para o público em geral. “Na Itaipu, acreditamos que nossa missão vai além da geração de energia, englobando o compromisso com o desenvolvimento humano e social”, afirmou Eduardo Augusto Scirea, assessor de Responsabilidade Social da Itaipu. Ele destacou que cada livro doado é uma oportunidade de reconstruir sonhos e fortalecer a cultura e a educação no estado gaúcho.
Ana Paula Hedler, chefe da Comunicação Social da Itaipu, reforçou a importância da ação, afirmando que “unir forças é crucial para ampliar a rede de doações e impactar positivamente as comunidades mais vulneráveis.”
O que doar
Os livros doados devem estar novos ou em bom estado de conservação e podem ser de diversos gêneros, incluindo literatura, literatura infanto-juvenil, quadrinhos, filosofia, artes visuais, e biografias. Não serão aceitos enciclopédias, apostilas, livros técnicos, didáticos, rasurados, rasgados ou de coleções incompletas.
As doações podem ser feitas nas unidades do Sesc e Senac em todo o Paraná. Em Foz do Iguaçu, os pontos de coleta são o Sesc na Av. Tancredo Neves, 222, Vila A; o Senac na Rua João Rouver, 160, no centro da cidade; e o CRV da Itaipu na Av. Tancredo Neves, 6731.
Outras ações
Esta não é a primeira ação da Itaipu em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A empresa já enviou um caminhão com mais de 11,5 mil donativos, arrecadados por empregados e participantes das comemorações dos 50 anos da usina. Além disso, bombeiros da usina atuaram nas operações de resgate, salvando 260 pessoas e mais de 100 animais em Canoas (RS).
Por meio dessas iniciativas, a Itaipu reafirma seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento humano, contribuindo para a recuperação das comunidades em momentos de crise.