O processo seletivo, regulado pelo Edital PPGFISA 08/2016, inclui análise do currículo escolar e pessoal, cartas de recomendação e resultado de exame específico – o candidato poderá optar pelo Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF) ou por uma prova de conhecimentos que será aplicada pela Unila, com data prevista para 22 de junho.
Aqueles com domicílio a mais de 300 km de Foz do Iguaçu podem solicitar a realização da prova de conhecimentos em outro local, indicando um docente, com doutorado nas áreas de Ciências Exatas ou Tecnológicas e vinculado a uma instituição de ensino superior, para ser responsável pela aplicação.
O edital prevê, ainda, um curso de nivelamento, com duração de seis meses, para candidatos graduados em licenciaturas ou que ainda tenham que aprimorar conhecimentos.
O Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada tem ênfase na aplicação direta da Física, com linhas de investigação que abrangem a Física Teórica e a Física Experimental. O mestrado na Unila tem duas áreas de concentração: Física Teórica e Computacional, e Física da Matéria Condensada. A primeira área inclui duas linhas de pesquisa: Sistemas Complexos; e Física, Matemática e Mecânica Celeste. A segunda área compreende outras duas linhas: Termodinâmica e Físico-Química, e Materiais e Dispositivos. Para outras informações, consulte a página do mestrado.