Search
Previous slide
Next slide

Inscrições para "Caravana Brasil Nacional" já começaram

Previous slide
Next slide

Rui Faquini/MTur
Praia de Boa Viagem, em Recife, um dos destinos da Caravana Brasil Nacional

 

Começou na terça-feira (2) a inscrição para o processo seletivo do projeto Caravana Brasil Nacional. O objetivo do programa é levar agentes e operadores de turismo para conhecer in loco destinos brasileiros para que eles possam diversificar as opções oferecidas pelas agências e apresentar de forma diferenciada os destinos turísticos já comercializados. O projeto recebeu investimentos de R$ 800 mil para dois anos (2008 e 2009).

A meta para 2009 é levar até 139 agentes e operadores a 12 estados brasileiros. No ano passado, mil interessados inscreveram-se para participar das caravanas nacionais. Desse total, 341 agentes de viagem e 27 operadores de turismo foram selecionados e visitaram oito estados brasileiros, segundo o Ministério do Turismo.

De acordo com a coordenadora geral de apoio à comercialização do ministério, Jurema Monteiro, o resultado do ano passado superou as expectativas. “Nós estabelecemos junto com os parceiros do projeto uma meta de que pelo menos 15% dos roteiros visitados se transformasse em novos roteiros turísticos e 44% de novos roteiros foram inseridos nas prateleiras de comercialização por conta da Caravana. Foi um resultado superior à meta estabelecida e que nos surpreende pois mostra a capacidade que a gente tem de criar novos roteiros, de fortalecer destinos que já estão na comercialização, mas que às vezes são mal explorados e divulgados”, afirmou.

Entre os participantes do programa no ano passado, 91% afirmaram que mudaram positivamente a imagem dos destinos visitados e 80% destacaram que os roteiros conhecidos durante as viagens ajudaram a diversificar o portfólio de suas empresas, segundo pesquisa do Sebrae.

Os destinos desse ano serão: Rio Branco e Vale do Acre (AC); Serra da Capivara (PI); Santarém (PA); Ilhéus, Itacaré e Maraú (BA); Recife, Olinda e Porto de Galinhas (PE); Jericoacoara e Camocim (CE); João Pessoa e Campina Grande (PB); Natal e Pipa (RN); e destinos nos estados de Sergipe, Mato Grosso, Goiás e do Tocantins.

Segundo Leandro Queiroz, supervisor técnico do Caravana Brasil Nacional, as viagens para os operadores de turismo são para destinos pouco comercializados no mercado, como o Jalapão, enquanto os agentes de viagem vão para destinos já consolidados, como Santarém, Recife e Olinda.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e estarão abertas até o preenchimento das vagas. Os participantes precisam ser funcionários de agências de viagem cadastradas no Ministério do Turismo.

Previous slide
Next slide