A Secretaria da Juventude, Trabalho e Antidrogras está convidando crianças e jovens de 6 a 18 anos para participar de oficinas de música e arte disponibilizadas pelo programa Atitude, entre elas: malabares, teatro, violão, flauta doce, fanfarra, percussão, ballet, jazz., street dance, dança folclórica e de salão e coral infantil. São aproximadamente 1.200 vagas e os trabalhos começam no dia 15 de março. As inscrições podem ser feitas em qualquer um dos cinco núcleos do programa localizados em bairros da cidade até a próxima quinta-feira, dia 11.
As oficinas serão realizadas pela manhã e à tarde nos núcleos do Cidade Nova (Colégio Ipê Roxo), Porto Meira (antiga Escola Jose de Alencar), Jardim América (Colégio Costa e Silva), Três Lagoas (Colégio Sol de Maio) e Morumbi (Colégio Tancredo Neves). No próximo dia 12 haverá uma aula inaugural apresentando as oficinas à comunidade. As oficinas estão sendo desenvolvidas através de parcerias com a empresa CTT – Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e o Programa Arte por Toda Parte, desenvolvido pela Fundação Cultural.
O secretário municipal da Juventude, Trabalho e Antidrogas, Sidnei Prestes Junior, explica que foi realizado um levantamento buscando as principais necessidades e anseios sociais das comunidades nos bairros onde o Atitude está sendo executado. “Nós estamos disponibilizando para crianças e jovens dessas comunidades opção de arte, cultura e lazer através dessas oficinas. Muitas vezes esses alunos descobrirão dons, vocações, ou simplesmente terão como opção uma atividade instrutiva e ao mesmo tempo de lazer”, apontou o secretário.
Ações do Programa Atitude – Cada núcleo do Programa Atitude possui uma equipe padrão composta por profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social, Educação Física, Artes e Ciências Sociais, além de estagiários, voluntários, líderes comunitários e bolsistas-atitude que desenvolverão atividades tais como:
• Identificação dos casos de violência e fortalecimento das Redes de Proteção;
• Oficinas profissionalizantes, de artes, de esporte e de cidadania;
• Grupos de apoio às famílias;
• Ações de lideranças juvenis em favor de suas comunidades.
Os eixos do programa buscam fortalecimento dos vínculos familiares; opções de profissionalização, cultura, esporte e lazer; criação de redes de proteção e participação social da juventude.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3521-1175.