Search
Previous slide
Next slide

Início das aulas na rede pública de Foz é adiado por mais 15 dias

Previous slide
Next slide

O prefeito Chico Brasileiro anunciou nesta quinta-feira (25), em live transmitida pelas redes sociais da Prefeitura de Foz, que o início das aulas presenciais da rede pública de ensino – municipal e estadual, previsto para o dia 1° de março, está suspenso, por conta da atual situação da pandemia de Covid-19 no município.

Somente nesta semana – entre domingo (21) e esta quinta-feira (25) – foram confirmados 1.055 casos e 10 mortes pela doença em Foz. O Hospital Municipal Padre Germano Lauck – referência no tratamento à Covid -, está com a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em 100%, utilizando inclusive recursos para garantir o atendimento de pacientes em estado grave.

Outra medida que será adotada em Foz do Iguaçu, devido à alta demanda pelo sistema municipal de saúde, será a fiscalização de ambulâncias e carros com placas estrangeiras. Em relação às ambulâncias, somente poderão acessar os hospitais do município caso haja comunicação prévia do país vizinho.

“Só poderão ser transferidos os pacientes se estiver garantida a vaga, com regulamentação pelo Samu, porque, do contrário, isso desorganiza o serviço do hospital e prejudica o atendimento”, destacou o prefeito. Nesta sexta-feira, o prefeito deverá reunir-se com autoridades do Paraguai para falar sobre essas medidas.

Na live, Chico Brasileiro ressaltou que ainda estão em vigor, pelo decreto publicado na sexta-feira passada (19), a restrição de circulação de pessoas entre 23h e 5h, a suspensão de bailes, confraternizações, atividades esportivas e reuniões com mais de 10 pessoas, por um período de 14 dias.

O decreto, que deverá ser publicado até sábado (27), definirá ainda limitações no número de pessoas no transporte coletivo e também quantas pessoas por família poderão ir a supermercados ao mesmo tempo.

Aulas remotas
A secretária municipal de Educação, Maria Justina da Silva, comentou que, diante do cenário da pandemia em Foz, e pensando na segurança das crianças, jovens e de todos os profissionais da educação, optou-se por adiar a volta às aulas presenciais.

Ela explicou que as atividades de ensino estão mantidas – com entregas previstas para o dia 2 de março. “Mesmo aqueles pais que tinham optado pelo retorno às aulas presenciais deverão retirar as atividades para os alunos fazerem em casa, com acompanhamento”, informou.

Nova ala
Na live, o prefeito comentou sobre os investimentos feitos no hospital municipal para o enfrentamento da pandemia. Foram feitas quatro ampliações, adquiridos novos equipamentos e contratados profissionais – estrutura que permanecerá à disposição da população no pós-pandemia. Esta semana, foram abertos 10 novos leitos de UTI – que atualmente são 60, além de 52 leitos de enfermaria.

“Nos próximos dias, o hospital deve abrir mais uma ala, demonstrando que nos planejamos, que agimos. Estamos buscando apoio junto aos governos estadual e federal para garantir o melhor atendimento à população, mas precisamos também da compreensão e do apoio de todos. Precisamos nos cuidar para que possamos preservar vidas”, pontuou Chico Brasileiro.

Para desafogar o hospital municipal, a triagem e a coleta de exames dos pacientes com suspeita da Covid-19, a partir desta sexta, serão feitos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Morumbi.

Previous slide
Next slide