Foto: Clickfoz |
Nova Aeroporto de Foz será debatido pela recém criada secretaria de Aviação Civil |
O Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, o Fundo Iguaçu, protocolou junto à Infraero uma proposta ousada, de futuro, prevendo a transformação Aeroporto Internacional Cataratas em um hub do Mercosul e Países Andinos. Segundo o representante do Fundo, Gilmar Piolla, a Infraero aceitou a proposta e marcou uma nova reunião para a discussão na terça-feira (17) com o secretário da Aviação Civil Wagner Bittencourt.
A Secretaria de Aviação Civil foi criada pela presidenta Dilma Roussef por meio de uma medida provisória editada no dia 18 de março. O órgão tem a função de modernizar os aeroportos brasileiros e prepará-los para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
O órgão do Governo Federal também poderá transferir à iniciativa privada o direito de explorar os aeroportos, dando assim uma perspectiva promissora para a proposta do plano diretor do Fundo Iguaçu.
“Foz do Iguaçu mesmo não sendo sede da Copa do Mundo, deverá ter o mesmo tratamento, pois é um dos destinos turísticos favoritos dos estrangeiros no Brasil”, comenta Gilmar Piolla.
A ideia de levar à participação privada a administração dos aeroportos não é única de Foz, Natal e Guarulhos estudam a mesma possibilidade.
Na segunda-feira (9) o blog http://aeroportodefoz.blogspot.com anunciou a liberação pela Infraero de R$ 400 milhões e apontou as mudanças que serão realizadas, de acordo com Fundo Iguaçu, porém, essas informações não são verdadeiras.
Agilidade – O Fundo Iguaçu se comprometeu a doar todos os projetos à Infraero, sem qualquer contrapartida financeira e direitos autorais sobre os mesmos e em conformidade com as diretrizes da própria Infraero, que acompanhará e dará o aceite final aos trabalhos. Outro compromisso assumido é a elaboração do Relatório de Impacto Ambiental, para agilização das obras.