Yo puedo hablar en español?", questionou o webdesigner paraguaio David Miranda, de Ciudad del Est, antes de começar sua apresentação. Ao lado do argentino radicado no Brasil, Sebastian Sastre, e alguns brasileiros empreendedores, David participou do 4º Iguassu Startups Meeting, na noite de terça-feira (23), no Pacová Café Bar.
Trinacional, o encontro já prometia uma troca de cultura e saberes. Fez mais do que isso. Promoveu um intercâmbio de experiências de gente que “não é só aquilo em que foi formada” – como o engenheiro mecânico que toca piano, o jornalista que joga tênis, entre outros.
“Acredito que as pessoas não devem se apegar aos rótulos pra não se limitar a apenas uma área ou algumas ideias”, resumiu Renan Temp, que é engenheiro eletricista… mas não é apenas isso. “Antes de tudo, sou um empreendedor e espero no Iguassu Startups encontrar pessoas pra me inspirar e trabalhar juntos, assim como eu também posso fazer isso por elas”, concluiu.
Nas conversas informais, os empreendedores receberam dicas para impulsionar suas startups. O estudante de Ciências da Computação Lucas Oliveira ganhou as dicas por escrito: ele foi o sorteado e levou o livro “Startup Enxuta”, de Eric Ries. E as primeiras parcerias foram firmadas – ao menos foi isso que prometeu o webdesigner André Crevilaro ao chamar pra si a responsabilidade de fazer o layout do site do Iguassu Startups.
O grupo deve se reunir novamente daqui um mês. Em setembro, acontece o 2º Laboratório de Ideias e, em novembro, o 1º Startups Weekend. Até lá, você pode encontrar ideias e experiências na fanpage, no grupo ou em outros encontros informais.