Estudantes de qualquer escola da região, que foram bem classificados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, podem usar o resultado do teste para obter certificado de conclusão do curso concedido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR).
A instituição está emitindo certificados de conclusão do Ensino Médio e de proficiência em diversas disciplinas para alunos interessados em ter o diploma do IFPR. Para solicitar o benefício, o aluno precisa ter atingido no mínimo 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Enem: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Deve ter alcançado, também, pelo menos 500 pontos na redação.Também é exigido que o aluno ainda não tenha concluído o Ensino Médio e seja maior de 18 anos de idade.
Os interessados devem procurar a secretaria da instituição até o dia 4 de março, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Ainda que tenham tido pontuação inferior a 400 em alguma das áreas, estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) podem requerer o certificado de proficiência em algumas disciplinas, desde que tenham alcançado notas mínimas nessas matérias em cursos supletivos, por exemplo.
Para o Ministério da Educação, segundo a Portaria nº 807/2010, como o Enem tem como objetivo aferir, ao final do ensino médio, se o estudante demonstra domínio dos princípios científicos e tecnológicos do conhecimento, uma nota acima da média no exame automaticamente aprova o participante, maior de 18 anos, no Ensino Médio.
No Paraná, apenas o IFPR tem autorização para conceder o documento. A sede de Foz do Iguaçu atenderá a região Oeste e Sudoeste.
Documentos
O diploma de Ensino Médio ou de proficiência é gratuito. Para consegui-lo, o interessado deve encaminhar ao IFPR um requerimento de “Solicitação de Certificação do Ensino Médio”, disponível no site: www.ifpr.edu.br; o boletim individual, com as notas obtidas no Enem; o histórico escolar do Ensino Médio na modalidade EJA, quando necessário, e original e cópias do RG, CPF e da certidão de nascimento ou casamento.
O IFPR funciona na Avenida Araucária, 780, Vila A, em área doada pela Itaipu, onde ficava o antigo Floresta Clube. Mais informações pelo telefone (45) 3422-5300.