O clima é de praia, com muito calor e sol forte pelo menos seis meses no ano. Só que Foz do Iguaçu está distante 750 km da praia mais próxima. Um hotel da cidade, no entanto, resolveu o problema: criou uma praia artificial para atrair até os veranistas radicais. Com um requinte: as águas são termais, garantindo banho naturalmente quente o ano inteiro.
Foto: Divulgação |
Foz do Iguaçu tem única praia termal do sul do país |
O Mabu Thermas Grand Resort inaugurou este mês a primeira praia termal do Sul do Brasil, num investimento de mais de R$ 10 milhões. O empreendimento cenográfico oferece playground aquático, bar e deck molhados, além de hidromassagem e atividades recreativas típicas de praia.
A praia artificial tem área total de 4.500m². O projeto, que levou dois anos para ser desenvolvido, é do arquiteto Carlos Mauad, especialista em parques aquáticos, com assessoria do engenheiro civil Edson Itiro Tsuzaki, gerente de engenharia do resort.
Foto: Divulgação |
Praia foi inaugurada este mês |
A grande dificuldade do empreendimento, conta Edson, foi que foge aos moldes convencionais arquitetônicos, o que exigiu a participação de especialistas em várias áreas, para desenvolver as pedras artificiais, o paisagismo litorâneo e até para criar as formas orgânicas de uma praia, simulando a região de uma praia.
O cuidado incluiu trazer do Litoral catarinense palmeiras imperiais adultas, com têm 12 anos de idade e 8 metros de altura. Segundo Edson, as árvores vão se adaptar perfeitamente ao novo local, onde as condições são ainda melhores que na região de origem.
A “areia” da praia, na verdade, é simulada com o uso de um piso revestido de poliureia. Esse piso inclina-se à medida que se aproxima da água, atingindo a profundidade máxima de 1,20 metro na piscina de adultos e meio metro na infantil.
A água das piscinas, que provém diretamente do Aquífero Guarani, é renovada constantemente, num fluxo contínuo que também garante a temperatura de 36 graus centígrados (semelhante à do corpo humano).