A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL) em Foz do Iguaçu, em parceria com a equipe do Hospital do Câncer de Cascavel – UOPECCAN, coordenaram respectivamente nessa quarta-feira, 17, a primeira captação de múltiplos órgãos, realizada em 2018.
A doação foi autorizada pela família de um paciente vítima de um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) e que teve a morte encefálica confirmada por meio de exames realizados seguindo todos os itens descritos no protocolo específico.
A equipe da instituição realizou a entrevista junto à família para a doação, que num gesto nobre e fraterno consentiu a doação dos órgãos beneficiando e melhorando dessa maneira, a qualidade de vida de pessoas que estão na fila à espera de um transplante.
Foram captados fígado, rins, e coração para válvulas. Já a equipe de Enfermagem do HMPGL, responsável pela Enucleação de Córneas, coordenou a captação do globo ocular que foi encaminhado ao Banco de Olhos de Cascavel.
Segundo o diretor-presidente da instituição, Sérgio Fabriz, a espera na fila de transplante é sempre uma angústia e a mortalidade ainda é muito alta. “Trata-se de uma luta contra o tempo para renovar uma vida e é nessa hora que entra a CIHDOTT, uma equipe formada por multiprofissionais capacitados para conversar com os familiares e apresentar a possibilidade da doação”.