O mês de julho marcou o recorde no número de cirurgias do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu – gestão Pró-Saúde. Ao todo foram realizadas 460 intervenções. Os números revelam que as cirurgias eletivas (programadas com antecedência) ultrapassaram a quantidade de cirurgias de emergência pelo segundo mês consecutivo.
Em julho foram realizadas 357 cirurgias eletivas e 103 de urgência, em junho de um total de 397 cirurgias, 95 foram de emergência e 302 eletivas. No dia 15 de maio o Hospital Municipal deu início ao atendimento na demanda de cirurgias eletivas, desde então foram realizadas um total de 632 cirurgias programadas, o que viabiliza o andamento da fila de espera. “Este volume se deve à entrada da nova administração que possibilitou a contratação de funcionários, aquisição de matérias, organização e a criação de rotinas no hospital”, informa a médica anestesiologista Ellen Quintela.
Para garantia do conforto dos pacientes a administração do HMFI disponibilizou uma sala de estar pré-cirúrgica com ar-condicionado, banheiro e sofás. A sala de recuperação cirúrgica também é aquecida e equipada. “Esperei três meses por esta cirurgia. Estou gostando muito do atendimento aqui”, declarou a aposentada Elvira de Andrade, minutos antes da cirurgia de vesícula realizada na manhã de quinta-feira (5).
Para a médica Ellen a resposta dos pacientes também demonstra o comprometimento da equipe de trabalho e a atitude humanizada no atendimento. O Hospital Municipal já implantou o Grupo de Trabalho de Humanização para atuar tanto com pacientes, quanto com familiares, acompanhantes e colaboradores.