O testemunho de familiares que consentiram com a doação de órgãos dos seus entes queridos, emocionaram os presentes no evento coordenado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), nesta terça-feira, 27. A ação realizada no auditório do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu (HMFI), aconteceu em alusão à Campanha Setembro Verde.
A programação da abertura contou com ato ecumênico proferido pelo padre Edivaldo. Em seguida, a secretária Municipal de Saúde e interventora da Fundação Municipal de Saúde, Patrícia Foster Ruiz, fez uso da palavra, para enaltecer a equipe da CCIH.“O HMFI é um dos protagonistas da história da doação e transplante de órgãos no Paraná e foi merecidamente homenageada em Curitiba, nesse mês”, disse Foster.
A secretária estava se referindo ao selo CIHDOTT Série Histórica, que a entidade recebeu por ocupar o 1º lugar em captação de órgãos e o 2º em notificação na região Oeste do Paraná.“Esse reconhecimento significa antes de tudo, o comprometimento da equipe com a causa, seguido da conscientização dos profissionais e do constante treinamento do grupo”, disse Patrícia.
Já a palestra abordada pelo médico Roberto Almeida, intensivista da instituição, tratou do tema, Morte-Recomeço ou Fim, levando muitos presentes, esclarecer suas dúvidas junto ao profissional.
Um dos momentos mais emocionantes foi o depoimento dos familiares que compartilharam suas emoções, revivendo os momentos de dor, dúvidas, aceitação e doação da vida ao próximo.“A assistência da equipe da CIHDOTT prestada à minha família, foi crucial e resultou numa decisão positiva em relação à doação de órgãos”, afirma Marília Torquato, que autorizou a captação de órgãos do seu filho.
“Eu faria tudo novamente e lutarei sempre por essa causa”, finaliza Marília.