Search

Hospital de Foz fará ação para comemorar ‘novembro roxo’

novembro-roxo
Pela primeira vez, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), vai aderir ao Novembro Roxo. A campanha do Dia Mundial da Prematuridade acontece durante todo o mês, porém as ações do HMCC serão concentradas no dia 17, às 9 horas, com um café da manhã e orientações para pais com bebês internados, mas também, para os que já estiveram na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HMCC.

Novembro marca a importância da conscientização e luta para prevenir o parto prematuro. Um em cada dez bebês nasce antes do tempo no mundo. O Brasil ocupa o 10º lugar no ranking de nascimentos prematuros. Já no HMCC, dos 350 partos/mês, 30 são crianças prematuras. “Queremos conscientizar a população sobre as causas que levam ao nascimento antecipado e os cuidados oferecidos a estes pacientes enquanto estão internados em Unidade Intensiva Neonatal para que tenham uma melhor qualidade de vida”, destaca a pediatra Giselle Vilela.

As causas mais comuns de prematuridade são maternas. Infecções urinárias, hipertensão, descolamento prematura de placenta, diabetes, alterações de tireóide, infecções congênitas (toxoplasmose, citomegalovírus, sífilis, HIV) uso de bebidas alcoolicas e drogas ilícitas estão entre as causas comuns. O bebê também pode apresentar motivos que levem ao nascimento prematuro, como síndrome genética e má formações.

“Um acompanhamento de pré-natal adequado com no mínimo cinco consultas, ultrassom e avaliação periódica do sangue são indispensáveis para uma gravidez sem intercorrência”, lembra Dra Giselle.

Balões roxos e brancos enfeitarão a unidade onde os bebês estão internados durante todo o mês.

A palestra da psicologia e o café da manhã serão realizados na Sala de Estudos do HMCC às 9 horas e contará com a participação da Cia do Riso.