Treze hectares e uma Lamina de água com cerca de 80 mil metros. Trilhas, pista de caminhada, ciclovias e um espaço perfeito para se reunir com amigos e a família no final da tarde, ou no fim de semana, para um piquenique ou um bate papo à sombra.
Assim será o Lago Municipal de Foz do Iguaçu.
A idéia de utilizar o espaço do Horto Municipal partiu da união entre o secretário de Meio Ambiente, João Matkievicz, e o Secretário de Agricultura Irineu Ribeiro, que estiveram juntamente com o Prefeito Reni Pereira, a primeira Dama do Município Claudia Pereira e o Deputado Ratinho Junior visitando o local. |
“Foz do Iguaçu é uma das únicas cidades do Paraná que não tem um Lago Municipal, e aqui no Horto temos espaço de sobra e é uma área que não precisa de desapropriação”, enfatizou Irineu.
O espaço que hoje abriga o Horto Municipal será revitalizado sem a necessidade de licitação explicou Reni. “Recentemente fomos comunicados sobre a ideia da construção do Lago Municipal nesta área, viemos verificar o local e aprovamos a ideia. Todo o projeto será realizado pela prefeitura, com apoio de acadêmicos, vamos integrar e valorizar ainda mais a região Sul e o corredor turístico da cidade”, ressaltou o prefeito.
De acordo com o Secretario, a partir de terça-feira (22) o terreno começa a receber a limpeza. “O próximo passo é a elaboração do projeto para que possamos protocolar junto ao IAP. Será realizada também uma análise técnica do local e faremos também a solicitação do licenciamento ambiental”, disse.
“A ideia é que o Lago Municipal seja além de um ponto turístico, um ponto de encontro e lazer das famílias e um local onde possamos trabalhar em parceria com colégios e escolas de Foz e região destacando a importância da preservação do meio ambiente”, destacou o secretário.
“Um Lago Municipal é um ponto turístico na cidade e isso só vem a agregar e conquistar ainda mais os turistas que por aqui passam e também claro, favorecer os moradores com um espaço de lazer para as famílias”, citou Ratinho Junior. “O Prefeito me solicitou uma emenda para poder ajudar na infraestrutura e a gente já esta se colocando a disposição para que possamos encaminhar esse recurso”, enfatizou o deputado.
De acordo com Irineu Ribeiro as obras terão início no máximo em 90 dias.