Com a redução do estoque de plaquetas, o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu convoca doadores de sangue. Quem quiser pode comparecer ao banco de sangue que funciona ao lado do Hospital Ministro Costa Cavalcanti. De segunda a sexta-feira, o atendimento é das 8h às 18h30 e aos sábados das 8h às 13h. O volume de plaquetas armazenadas, um dos componentes do sangue, está em estado crítico e para assegurar quantidades mínimas é necessário repor o estoque com urgência.
Para que servem – As plaquetas são pequenas partículas usadas em situações de emergência e em uma série de tratamentos como leucemia e outros tipos de câncer devido à sua função de coagulação. “Quando alguém se machuca, por qualquer motivo, geralmente há sangramento, e as responsáveis por estancar esse vazamento são as plaquetas. Ou seja, elas servem como agentes protetores do organismo”, explica a enfermeira Angela Parteka.
A baixa do estoque é devido ao número de pacientes internados no setor de oncologia do HMCC que dependem desse hemocomponente para o tratamento e também à validade das plaquetas de apenas cinco dias. De acordo com Angela, após a doação de sangue é feita a separação entre hemácia e plaquetas, mas a quantidade retirada é muito pequena. “Na maioria dos casos, precisamos de uns 10 doadores para conseguir as plaquetas necessárias para um paciente”, informa.
Qualquer pessoa entre 18 e 65 anos pode doar sangue, desde que esteja com boa saúde e tenha 50 quilos ou mais. Deve ainda apresentar documento oficial de identidade com foto, estar bem alimentada e ter dormido cerca de oito horas na noite anterior.