Search
Previous slide
Next slide

Hélgio Trindade toma posse como reitor pro-tempore da Unila

Previous slide
Next slide

O ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad, dará posse ao professor Dr. Hélgio Trindade no cargo de reitor pro-tempore da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila), na quinta-feira (18), em cerimônia a ser realizada no Ministério da Educação, em Brasília.

Criada oficialmente pelo presidente Lula, em 12 de janeiro deste ano, a Unila é a primeira universidade federal brasileira com vocação internacional. Sua proposta é contribuir para a integração latino-americana pela formação de recursos humanos, desenvolvimento científico,  tecnológico e  programas de extensão. A universidade prevê a cooperação solidária entre instituições de ensino e organismos da América Latina. O reconhecimento entre as diferentes culturas e realidades será proporcionado pela convivência de alunos e professores dos países latino-americanos. Está previsto que 50% das vagas (discente e docente) sejam destinadas ao Brasil e a outra metade aos países da região.
 
Desde 2008, o planejamento institucional e acadêmico da Unila está sob a coordenação do professor Hélgio Trindade, convidado pelo MEC para presidir a Comissão de Implantação da Universidade. Doutor em Ciência Política, Trindade foi reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, atualmente, é membro de academias nacionais e internacionais de ciências.
 
Trajetória acadêmica – Hélgio Trindade é Doutor em Ciência Política pelo Institut d´Etudes Politiques de Paris/Université de Paris I /Panthéon-Sorbonne (1971), foi professor titular de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e reitor da mesma instituição; presidente da Comissão de Implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana; pesquisador sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE); membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC); membro del Consejo Superior Internacional de la Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación (ANECA/Espanha); vice-chair do Forum on Higher Education, Research and Knowledge Regional da Unesco e consultor e membro do Conselho de Administração do Instituto Internacional para a Educação na América Latina e no Caribe, da Unesco.
 
Matérias relacionadas:

 

Previous slide
Next slide