O Espaço das Américas, um local que desperta a curiosidade dos visitantes que passam pelo Marco das 3 Fronteira pela sua história e potencial, está prestes a receber um grande investimento que promete transformar a área em um atrativo turístico de destaque. O Grupo Cataratas, anunciou um aporte de R$ 30 milhões para revitalizar o espaço, tornando-o atrativo para os visitantes e moradores que desfrutam do encanto do Marco das 3 Fronteiras, um dos pontos mais icônicos de Foz do Iguaçu.
A revitalização planejada pelo Grupo Cataratas visa proporcionar uma experiência única, contemplando novos acessos, mirantes e integração com o já renomado Marco das 3 Fronteiras. Com previsão de inauguração para dezembro de 2024, o projeto executivo, em fase final de ajustes, será apresentado e submetido à aprovação nos próximos 60 dias.
Fruto de uma colaboração entre o Grupo Cataratas, a Secretaria de Turismo e a Prefeitura de Foz do Iguaçu, o plano de revitalização reflete os anseios da comunidade local, dos turistas e de diversos segmentos da cidade, visando oferecer mais zelo, cuidado, experiências e valorização cultural.
Uma equipe liderada pelo Secretário de Turismo, André Alliana, juntamente com representantes do Grupo Cataratas, realizou uma visita presencial ao Espaço das Américas durante a semana para avaliar os conceitos do projeto. Durante a inspeção técnica, foram discutidas as melhores práticas turísticas para o local, buscando garantir sua viabilidade e adequação aos padrões de excelência.
Com a cessão da área ao Grupo Cataratas, o Espaço das Américas voltará a ser acessível ao público, permitindo que moradores e turistas apreciem de perto a majestosa foz do Rio Iguaçu e o encontro dos rios Iguaçu e Paraná, nas fronteiras do Brasil com a Argentina e o Paraguai.
O Grupo Cataratas, empresa fundada em Foz do Iguaçu em 1999 e responsável pela revitalização e gestão do Marco das 3 Fronteiras desde 2015, trará sua expertise para integrar o Espaço das Américas ao complexo turístico. A revitalização contribuirá significativamente para o desenvolvimento econômico e turístico da região, promovendo o crescimento do setor em Foz do Iguaçu.
Para Adelio Demeterko, diretor do Grupo Cataratas, a revitalização do Espaço das Américas representa um marco importante para o turismo local. “A revitalização transformará o Marco das 3 Fronteiras em uma das mais belas atrações turísticas do Brasil, ampliando a atratividade de Foz do Iguaçu e oferecendo mais conforto, entretenimento, valorização da cultura, gastronomia e história local”, afirmou.
O Secretário de Turismo, André Alliana, ressaltou a importância da revitalização para atrair turistas em busca de novas experiências. “O Espaço das Américas oferece uma experiência única, permitindo que os visitantes apreciem a natureza e a história da região. Com a revitalização, esperamos dobrar a capacidade de atendimento e visitação do atrativo, proporcionando uma experiência enriquecedora a todos que nos visitam.”
O Espaço das Américas, inaugurado em 1997 pelo Governo do Estado do Paraná, foi concebido como um importante local para eventos da cidade e do Mercosul. Por mais de uma década, o espaço ficou abandonado, sem reparos, manutenção e acesso ao público. Agora, com o investimento do Grupo Cataratas, a área será restaurada e valorizada, retomando seu potencial como um atrativo turístico de destaque na região.
O Marco das 3 Fronteiras está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 13h30 às 21h. Os ingressos podem ser adquiridos através da Loumar Turismo, pelo WhatsApp. Residentes de Foz do Iguaçu têm gratuidade mediante apresentação de comprovante de residência e documento com foto (regras no site do atrativo). O Restaurante Cabeza de Vaca funciona das 15h às 22h, oferecendo uma experiência gastronômica única aos visitantes.
O Grupo Cataratas, reconhecido por sua atuação no turismo sustentável, tem como compromisso a conservação e preservação do meio ambiente em todos os seus empreendimentos. Com mais de duas décadas de experiência, o grupo administra seis atrativos turísticos no Brasil, promovendo o ecoturismo de forma responsável e sustentável.
Foto área do Espaço das Américas: SkyTakes / Divulgação Grupo Cataratas.