De posse de uma tranquilidade serena, mesmo quando o mundo desabava ao redor, Vilmar Machado era reconhecido pela sua personalidade gentil e carinhosa.
Gerente de marketing do maior grupo de turismo de Foz do Iguaçu, construiu várias marcas hoje sólidas no mercado e, desta forma, ajudou o destino a se posicionar com ações precisas e premiadas.
Esteve à frente dos principais projetos do grupo durante 10 anos. Ajudou a tirar do papel a transformação da pequena agência Loumar Turismo em um case de marketing digital, apresentado em várias conferências em todo o país e exterior.
Foi fundador ao lado da jornalista Dani Rodrigues do maior portal da região oeste do Paraná, o Clickfoz.com.
“Nestes 10 anos que esteve conosco, um dos principais legados do Vilmar Machado foi o cuidado que tinha com as marcas. Era um perfeccionista quando o assunto era branding. Desde a logomarcas, folhetaria, design dos sites, uniformes dos funcionários e acima de tudo, a preocupação com a qualidade do serviço que estava sendo entregue pelas empresas. Nada escapava aos olhos dele”, comenta o diretor da Loumar Turismo, Marcelo Valente.
Machado ainda também se preocupava com o social. Juntamente com outros membros do grupo, criou a Iguassu Night Run (INR) , a primeira corrida noturna de Foz do Iguaçu, onde a renda arrecadada foi revertida a entidades.
“O trabalho que ele prestava junto a entidades, ajudando na construção de materiais de divulgação, demonstrava o profissional altruísta que sempre foi. Inesquecível até hoje a INR e o sucesso se deve a este brilhante profissional. E junto com ele ficávamos felizes em passar o cheque às entidades assistenciais de toda a renda alcançada com a corrida”, recorda Valente.
Vilmar era publicitário por formação e um artista completo. Teve obras expostas e contribuiu para o artista Miguel Hachen, criador da estética NeoGuarani, lançando um o livro de colorir em 2015.
Machado, filho da dona Maria, pai da Júlia e marido da Letícia, foi um homem de incontestáveis talentos, um guerreiro. Nos últimos quatro anos, travou a mais importante batalha de sua vida: a luta contra a leucemia. Chegou a fazer um transplante de medula, porém a doença voltou no inicio de 2017. Vilmar lutou o quanto pode, até descansar na última sexta-feira, 28.
Vilmar criou a expressão loumariano, um termo muito utilizado dentro do grupo , para se referir ao espírito dos colaboradores da Loumar Turismo. E como ele mesmo dizia: “uma vez loumariano, sempre loumariano“. Esta frase nunca fez tanto sentido como agora.
Até breve, amigo.