Na tarde desta quinta-feira, 21, teve início, em Foz do Iguaçu, a 13ª edição do Festival de Turismo das Cataratas. O vice-prefeito Nilton Bobato, o secretário de Turismo Gilmar Piolla, o organizador Paulo Angeli e outras autoridades, abriram o evento aos participantes e expositores.
No Festival o público pode encontrar uma verdadeira mescla de culturas. Há estandes de países da América do Sul, dos atrativos de Foz, além de outros estados e cidades do Brasil. No de Aparecida do Norte (SP), por exemplo, há uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida. O do Paraguai, está repleto de comidinhas do país vizinho e o do Parque das Aves, tem um local para que os participantes tirem uma foto com asas.
Outro estande que chamou a atenção do público neste primeiro dia foi o do Bella Italia e Loumar Turismo. O grupo, que participa todos os anos do Festival, trouxe um pouco da Noite Italiana para o evento. No espaço, o público pode degustar alguns tipos de queijo e acompanhar uma apresentação de dança tipicamente italiana. Para o gerente comercial do grupo Bella Italia, Sidiclei de Moura, o Festival das Cataratas é uma ótima oportunidade de ampliar os negócios.
“Este evento traz muitos agentes de viagem, caravanas e operadores todos os anos, que vem até a cidade fazer negócios. Através do festival, sempre conseguimos novos contatos, a base que criamos aqui é muito grande”, explica.
Além das oportunidades de negócios, a troca de experiências entre empresas e agentes de viagens é outro ponto positivo para os expositores. “Este contato é muito importante. Desde a primeira edição, nós apostamos muito no festival para realizar esta troca de experiência com os participantes. É uma oportunidade de gerar negócios para a nossa empresa e para o destino. Esperamos que o evento cresça cada vez mais”, diz o gerente comercial da Loumar Turismo, Josue Marchi.
Mais de oito mil pessoas devem participar do 13º Festival das Cataratas, que segue até esta sexta, 22, no Hotel Rafain Palace. O evento é considerado um dos maiores do turismo latino-americano. A executiva de contas Rossane Marques Elias, participa do festival pela primeira vez e ficou encantada com toda a estrutura do evento. “Estou adorando, encontrando muitas pessoas e novidades para agregar para a minha empresa”.
Uma das novidades desta edição é a ampliação da Feira de Turismo e Negócios, que ganhou mais 1.500 metros quadrados para os expositores de produtos e serviços turísticos. A integração entre a academia e o mercado é outro diferencial, que por meio do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu – principal evento técnico-científico do setor no Brasil – deve reunir mais de mil estudantes, professores e pesquisadores.
“A feira este ano aumentou de tamanho e o número de inscritos, o giro está grande e bem movimentada. Estamos trabalhando forte na área de tecnologia, como aplicativos novos voltados para o turismo. A questão ambiental também vem bastante forte e, claro, a geração de negócios, tem muita coisa interessante acontecendo aqui”, finaliza o organizador Paulo Angeli.
O Festival ainda conta com diversos eventos complementares, como Salão MICE Cataratas, Salão do Vinho Argentino, Salão de Turismo Termal & SPA, Salão Adventure Cataratas, Salão E-Marketing Cataratas, Salão de Turismo de Compras, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Arena Gastronômica, Mostra Regional de Produtos Sustentáveis, Hackatour Cataratas, Expo Hotel Cataratas e 1ª Mostra de Municípios Turísticos – Paraná Turismo.