Menos de uma semana após ter feita a primeira captação de rins e fígado de uma paciente de 54 anos, que foi para o Hospital Angelina Caron ajudar a salvar três vidas, a Fundação Municipal de Saúde já realizou sua segunda captação de órgãos.
Na manhã de domingo (22), os dois rins de um homem de 70 anos, que faleceu num acidente de trânsito, foram retirados e enviados para um Hospital do Rio Grande do Sul.
Foto: AMN |
Fundação Municipal de Saúde já realizou sua segunda captação de órgãos |
Para ambos os procedimentos houve uma grande mobilização da parte médica. A do primeiro paciente, realizado na madrugada de quinta-feira(19) passada foi após a constatação de morte encefálica.
Todo o processo é acompanhado e regulamentado pelo COPOTT (Comissão à Procura de Tecidos para Transplantes) de Cascavel que enfatiza a grande importância das pessoas manifestarem seu desejo em vida, aos seus familiares de ser um possível doador de órgãos.
A enfermeira Karin Zilli Couto, da UTI do Hospital Municipal, que participa ativamente dessas ações diz que “sente que a Instituição vai além do adoecer, cuidar e morrer, ela doa vidas também”.
Emocionada, a enfermeira falou da importância destas captações. “Em um momento do meu estágio tive oportunidade de trabalhar do outro lado, o da receptação, e é uma felicidade muito grande, uma vida que se renova. É muito emocionante”!