A Prefeitura de Foz do Iguaçu lança mais uma iniciativa voltada a fortalecer a cadeia produtiva cultural, gerando mais empregos e renda. O programa “Cultura Legal” apresenta um ciclo de palestras com o objetivo de incentivar a formalização, empreendedorismo e regularização do setor. A primeira palestra acontece hoje, 10, às 14h, na Fundação Cultural.
Neste primeiro encontro, os realizadores culturais terão uma palestra e uma roda de conversa com o Diretor de Desenvolvimento Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Edinardo Aguiar e o coordenador da Casa do Empreendedor, Leonardo Correa. O encontro servirá como uma espécie de consultoria. De acordo com Aguiar, “o objetivo é orientá-los não somente sobre o mercado, mas como podem se formalizar, abrir uma empresa, para poder participar de processos licitatórios, editais, além de gerar demanda para serem contratados”, comentou.
As dificuldades para compreender os tramites burocráticos são empecilhos bastante comuns que atrapalham o processo formalização, por isso, o programa é um importante espaço para dirimir dúvidas e explicar qual a melhor alternativa para a profissionalização e inscrição enquanto pessoa jurídica.
A maioria dos artistas pode se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), categoria que permite aos artistas participarem de editais e contratação pelo Governo Municipal ou outras instâncias públicas e privadas de fomento à cultura. Com esse mercado em constante crescimento, a formalização é crucial para gerar mais oportunidades aos artistas e atender as demandas de uma cidade turística.
Segundo o Diretor Presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, “o Poder Público está comprometido em fortalecer o desenvolvimento da economia criativa e uma das estratégias é criar condições para a organização e formalização dos artistas, realizadores e produtores culturais da cidade”, acrescentou.