Na próxima sexta-feira, 16, a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, fará o lançamento da 15ª edição da Feira Internacional do Livro (FILFI). O lançamento acontecerá às 9h30, na sede da Fundação.
Este ano a homenageada será a escritora Conceição Evaristo, pelo expressivo conjunto da obra, e pela representatividade feminina e afro-brasileira na literatura.
Maria da Conceição Evaristo de Brito é mineira, graduada em Letras pela UFRJ, Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade (1996), e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense, com a tese Poemas malungos, cânticos irmãos (2011), na qual estuda as obras poéticas dos afro-brasileiros Nei Lopes e Edimilson de Almeida Pereira em confronto com a do angolano Agostinho Neto.
Participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país, estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros. Seus contos vêm sendo estudados em universidades brasileiras e do exterior, tendo, inclusive, sido objeto da tese de doutorado. Em 2003, publicou o romance Ponciá Vicêncio, muito bem recebido pela crítica e pelo público. Em 2006, Conceição Evaristo traz à luz seu segundo romance, Becos da memória. Em 2011, a autora lança o volume de contos Insubmissas lágrimas de mulheres e em 2014, a escritora publica Olhos D’água, livro finalista do Prêmio Jabuti na categoria “Contos e Crônicas”. Já em 2016, lança mais um volume de ficção, Histórias de leves enganos e parecenças. Em 2017, o Itaú Cultural de São Paulo realizou a Ocupação Conceição Evaristo contemplando aspectos da vida e da literatura da escritora. No ano passado, a escritora recebeu o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra.
Em 2018, a Feira Internacional do Livro recebeu mais de 55 mil pessoas em oito dias de evento.