Com uma programação de ações artísticas e culturais a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu promete fazer com que o Dia Internacional da Mulher seja lembrado durante todo mês de março. Com o lema “Por todas e cada uma” a ideia vai muito além de celebrar as conquistas das mulheres ao longo da história e propõem uma reflexão sobre os desafios atuais da emancipação feminina.
Na noite do dia 08 de março o Coral Canto Em Canto abre a programação ao público. A apresentação tem início às 20h, no Salão de Exposição da Fundação Cultural. O grupo é composto exclusivamente por vozes femininas e apresenta um repertório de artistas que marcam com destaque a história da música brasileira.
Estudantes de escolas municipais também serão envolvidos nas atividades. Um Concurso de Desenho como o tema “Meninas do presente, mulheres do futuro. O que somos e o que queremos ser” pretende estimular a reflexão e o pensamento crítico dos alunos do 1º ao 5º ano.
No dia 18 de março, às 18h, a Praça da Paz recebe a orquestra Ladies Ensemble, formada exclusivamente por mulheres. A apresentação faz parte da turnê do projeto Concerto das Rosas, Organizado pela Unicultura – Universidade Livre da Cultura – que promove a conscientização para a prevenção e tratamento ao Câncer de mama. Ativo desde 2008 e conta com a colaboração de musicistas das principais orquestras do Estado.
Por todas e cada uma
A escolha da mensagem, de acordo com a diretora da Fundação Cultural, Vera Vieira, visa refletir sobre a importância do apoio mútuo e da solidariedade entre as mulheres para o avanço do enfrentamento dos desafios históricos e atuais da causa feminina. “O dia da mulher foi criado para marcar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, as quais se deram através da luta e unidade. Continuamos com vários desafios a serem enfrentados e a história nos mostra que o caminho para a conquista e manutenção dos direitos de equidade social é o apoio das mulheres entre si”.