O Foztrans- Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu vai liberar nos próximos dias o tráfego no trecho reformulado na confluência das avenidas Costa e Silva, República Argentina e Paraná, após a abertura da Praça Naipi. Outras intervenções realizadas em vários cruzamentos na Avenida Paraná, Avenida João Ricieri Maran, Avenida General Meira e na Avenida Morenitas, estão concluídas. A próxima etapa será a instalação das faixas elevadas na Avenida JK e na Avenida Paraná, os blocos pré-moldados para a obra, já estão sendo montados.
Já está concluída a abertura de sete metros cortando a Praça Naipi. No trecho foi construída a pista de asfalto que fará a ligação direta da Avenida República Argentina. Foram realizadas ainda correção geométrica no canteiro central da Avenida Paraná e a implantação de recuo na pista próxima ao semáforo com a Avenida Costa e Silva. Para a liberação da pista resta apenas a instalação de um semáforo auxiliar na alça de acesso para os motoristas que vem no sentido Boicy – Avenida República Argentina, e pretendem seguir por essa avenida.
Com a abertura da Praça Naipi, os motoristas não terão mais que fazer duas manobras para seguir pela Avenida República Argentina no sentido bairro. Antes era necessário entrar na Avenida Costa e Silva e na Rua Minas Gerais. A alteração vai facilitar o trânsito no local, que registra um fluxo elevado de veículos, que nos horários de pico, acabam enfrentando congestionamento.
Outras intervenções projetadas para desafogar o trânsito nos corredores viários da cidade já estão concluídas. Na Avenida Paraná foram implantados teiper (terceira faixa), na confluência com a Rua Jorge Sanways, sentido BR- 277-Boicy. Na mesma avenida com a rua Edmundo de Barros, também no sentido BR-277, já está pronta o aumento da extensão do teiper, já existente.
No acesso à região do bairro Três Lagoas, onde estão localizados a prainha artificial do lago de Itaipu e diversos clube de lazer, foi realizado o alargamento da Avenida João Riccieri Maran, no trecho compreendido entre a Avenida Gramado e Rua Manguaba. Com a ampliação da via serão criadas áreas de estacionamento de veículos nos dois sentidos.
Na Avenida General Meira, com a Rua Padre Montoya e Joaquim Firmino, já está funcionando desde o último dia 22, a lombada eletrônica instalada nos dois sentidos. O redutor de velocidade é uma antiga reivindicação dos moradores. O local é considerado ponto crítico, onde os veículos circulavam acima da velocidade regulamentada para a via e com isso dificultando a travessia de pedestres. Além disso, eram registrados muitos acidentes naquela confluência. Agora os motoristas flagrados pelo equipamento acima da velocidade permitida estão sendo notificados.
De acordo com o diretor de Trânsito do Foztrans, Ali Safadi, esta semana foi iniciada a sinalização e pintura na Avenida Paraná, entre a BR-277 e a Rua Xavier da Silva. “Essa sinalização está prevista para os principais corredores viários da cidade. Já elaboramos um cronograma para a realização desse serviço”, destaca Ali.
O diretor informou também que já estão sendo executado os blocos pré-moldados que serão utilizados na montagem das faixas de travessia elevada: “A ideia é que durante a instalação dessas faixas não seja necessária a interrupção total do trânsito para a obra. Os primeiros locais que receberão esse redutor de velocidade serão as avenidas JK, em frente a antiga Caixa Econômica e a Paraná, em frente ao Hospital Municipal”. Essas passagens, que têm o mesmo nível da calçada, propiciam segurança na travessia de pedestres e obrigando os motoristas a reduzirem a velocidade.