Search
Previous slide
Next slide

Foz tem a segunda maior mobilização do Estado contra a corrupção

Previous slide
Next slide

O ato público promovido na tarde de terça-feira (08) pela Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu  (ACIFI) e a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Foz, reuniu mais de mil participantes na Avenida Brasil. Com faixas, apitos e até nariz de palhaço, populares, empresários, representantes de entidades civis organizadas e religiosas engrossaram o coro dos paranaenses contra atos de corrupção cometidos na Assembleia Legislativa do Paraná.

Foto: ACIFI
Aproximadamente mil pessoas protestaram na avenida Brasil

De acordo com o movimento O Paraná que Queremos, promovido pela OAB- PR, a movimentação de Foz do Iguaçu foi a segunda maior do estado, empatando com Londrina que também reuniu aproximadamente 1 mil pessoas. Várias lojas baixaram as portas ou apagaram as luzes em respeito e sinal de adesão ao movimento.
 
A concentração aconteceu pontualmente às 17 horas, em frente ao 34º Batalhão de Infantaria Motorizado de Foz. Segundo Elizangela de Paula Kuhn, presidente da ACIFI, a significativa adesão ao movimento é um alerta à classe política sobre a indignação da população com os desmandos praticados com o dinheiro público. “Espera-se ter o retorno do pagamento dos impostos e o que se vê é o absurdo que está acontecendo. No mínimo, afeta a auto estima do empresário, sem contar as conseqüências no dia-a-dia do cidadão”, enfatizou a empresária.
 
Também para o presidente da OAB de Foz, Gilder Cezar Longui Neres, a passeata é uma forma de chamar a atenção do eleitor para o voto certo em outubro deste ano. “A passeata serve também para lembrar que aqueles políticos, enquanto gestores que deixaram a desejar, que sejam esquecidos na hora do voto”, destacou Neres.

A passeata reuniu diversos sindicatos, vereadores, lideranças religiosas, representantes da maçonaria e lideres de organizações estudantis. A primeira-dama de Foz do Iguaçu, Hildegard Ghisi também participou da passeata.

A presidente da ACIFI destacou a participação de praticamente todos os colaboradores e diretores da entidade, bem como dos conselhos da Mulher Empresária e Executiva e do Jovem Empreendedor. Também os integrantes do Observatório Social de Foz do Iguaçu participou da caminhada que durou pouco mais de uma hora. 

No encerramento do ato, um momento de emoção. Pela primeira vez os apitos silenciaram-se para que todos “abraçassem” a bandeira, no cruzamento da Avenida Brasil com a Jorge Schimmpelfeng, e entoaram em capela o Hino Nacional.
 
Elizangela afirma que a mobilização continua, através da coleta de apoio ao abaixo-assinado eletrônico por meio do site: www.novoparana.com.br, que exige justiça exemplar para esses atos. “Caberá à Justiça a punição, mas a sociedade não pode se calar”, finalizou.
Previous slide
Next slide