O ato público promovido na tarde de terça-feira (08) pela Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI) e a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Foz, reuniu mais de mil participantes na Avenida Brasil. Com faixas, apitos e até nariz de palhaço, populares, empresários, representantes de entidades civis organizadas e religiosas engrossaram o coro dos paranaenses contra atos de corrupção cometidos na Assembleia Legislativa do Paraná.
Foto: ACIFI |
Aproximadamente mil pessoas protestaram na avenida Brasil |
De acordo com o movimento O Paraná que Queremos, promovido pela OAB- PR, a movimentação de Foz do Iguaçu foi a segunda maior do estado, empatando com Londrina que também reuniu aproximadamente 1 mil pessoas. Várias lojas baixaram as portas ou apagaram as luzes em respeito e sinal de adesão ao movimento.
A concentração aconteceu pontualmente às 17 horas, em frente ao 34º Batalhão de Infantaria Motorizado de Foz. Segundo Elizangela de Paula Kuhn, presidente da ACIFI, a significativa adesão ao movimento é um alerta à classe política sobre a indignação da população com os desmandos praticados com o dinheiro público. “Espera-se ter o retorno do pagamento dos impostos e o que se vê é o absurdo que está acontecendo. No mínimo, afeta a auto estima do empresário, sem contar as conseqüências no dia-a-dia do cidadão”, enfatizou a empresária.
Também para o presidente da OAB de Foz, Gilder Cezar Longui Neres, a passeata é uma forma de chamar a atenção do eleitor para o voto certo em outubro deste ano. “A passeata serve também para lembrar que aqueles políticos, enquanto gestores que deixaram a desejar, que sejam esquecidos na hora do voto”, destacou Neres.
A passeata reuniu diversos sindicatos, vereadores, lideranças religiosas, representantes da maçonaria e lideres de organizações estudantis. A primeira-dama de Foz do Iguaçu, Hildegard Ghisi também participou da passeata.
A presidente da ACIFI destacou a participação de praticamente todos os colaboradores e diretores da entidade, bem como dos conselhos da Mulher Empresária e Executiva e do Jovem Empreendedor. Também os integrantes do Observatório Social de Foz do Iguaçu participou da caminhada que durou pouco mais de uma hora.