O Governo do Município de Foz do Iguaçu promove mais uma grande mobilização de combate à dengue neste sábado, 07, em diversas regiões da cidade. Mais de 700 trabalhadores já estão sendo convocados para a atividade, que deve repetir o excelente desempenho do mutirão realizado há duas semanas na região de Três Lagoas.
A ação será dividida em duas frentes, uma composta por agentes de combate às endemias (ACE) e agentes comunitários de saúde (ACS) e outra por servidores de várias áreas da prefeitura. O ponto de concentração das equipes compostas pelos ACS e ACE será no Parque Remador, no Porto Meira, às 8h, com intensificação das ações no Profilurb I e II.
Já os grupos formados por servidores partirão das unidades básicas de saúde Vila C Nova, Porto Belo, São Roque, Vila Adriana, Parque Presidente, KLP e Lagoa Dourada. Além das UBSs, o Colégio Estadual Ipê Roxo, a sede do CCZ e o Poliambulaorio Nossa Senhora Aparecida também serão pontos de partida da ação.
A mobilização seguirá até o meio-dia com atividades educativas, orientações e também com a vistoria para eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. Além das visitas, o mutirão contará com a limpeza dos pontos de “bota fora”, desobstrução de galerias, fiscalização e autuação em áreas com descarte irregular de lixo.
Esse é o quinto mutirão promovido pela Prefeitura de Foz do Iguaçu este ano para reforçar o combate à dengue no município. As mobilizações incluem limpeza e fiscalização nas regiões mais atingidas com focos do mosquito. Além das ações estratégicas de alcance imediato, programas como a Coleta Seletiva e projetos educacionais para prevenção da dengue figuram entre os importantes investimentos do governo municipal.
Números
O município não tem dado tréguas para o mosquito Aedes Aegypti. Diante da epidemia, que assola o país e também a América Latina, Foz do Iguaçu adotou uma série de estratégias para conter o avanço da doença e também para ampliar a assistência da população à saúde pública. Além do endurecimento nas fiscalizações e a realização de mutirões, unidades básicas de saúde passaram a abrir nos finais de semana para atender os casos de dengue e a UBS do Jardim Eliza, próxima ao Caic do Porto Meira, deve abrir na próxima semana durante 24h para atender especialmente a população afetada pelo Aedes aegypti.
O último boletim, divulgado ontem, 04, pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, aponta que o município tem 11.717 notificações de suspeitas de dengue e 2.001 mil casos confirmados da doença. A maior parte dos casos foi registrada na região Norte, seguida pela região Oeste.