A primeira Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Foz do Iguaçu já tem data para acontecer. Será realizada nos dias 21 e 22 de setembro, na escola municipal Érico Veríssimo com o tema: “O Brasil da Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. O Município, responsável pela realização, está convidando toda a comunidade e representantes de vários segmentos sociais, de etnias e de entidades e Universidades, para participar do processo de construção de políticas públicas que valorizem e defendam os direitos de igualdade racial.
Serão três eixos de discussões: Eixo 1, de reconhecimento, com políticas afirmativas, participação popular,m educação básica, ensino superior, cultura e comunicação. No Eixo 2, discussões sobre justiça: segurança pública, administração penitenciária, justiça, acesso à terra e à cidade e, direitos humanos. Por último, o Eixo 3, de desenvolvimento: sobre trabalho, desenvolvimento social, juventude, esporte, turismo, meio ambiente e saúde.
A comissão organizadora de todo o evento irá acompanhar todo processo de debate durante este mês de agosto e nos dias que antecedem a realização do evento em setembro.
As pré-conferências iniciam no dia 7 de agosto e vão até 12 de setembro, podendo eleger os delegados que irão participar do dia da Conferência Municipal. Nas conferências livres não poderão ser eleitos delegados, apenas debates sobre os temas propostos, apresentação de novos ideais que serão levados em discussão. Importante para as pessoas que quiserem realizar conferências livres avisar os membros da comissão organizadora para que possam acompanhar e prestar alguma orientação.
Segundo a Diretora de Políticas Transversais da Secretaria de Assistência Social do Município, Mazé Saad, a Conferência Municipal da Igualdade Racial segue orientação nacional e será um importante momento de debate e construção em Foz, com a expectativa de efetiva participação da comunidade.