Inclusão e integração. Com esse lema a Prefeitura de Puerto Iguazú, na Argentina, promoveu o 1º Encontro Internacional de Futebol de Institutos de Educação Especial. O evento contou com a participação de entidades das três cidades da Tríplice Fronteira. Foz do Iguaçu foi representada por uma equipe formada por alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Também participaram entidades de Puerto Iguazú e Ciudad del Este (Paraguai).
Segundo os organizadores, o objetivo da competição é promover a integração entre os indivíduos envolvidos nos trabalhos de educação especial na Tríplice Fronteira. Dirigentes e educadores puderam trocar impressões e experiências relativas às suas atividades. Já os alunos, tiveram uma oportunidade única de se confraternizar, através da prática esportiva.
O Prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, foi representado pelo Diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali, que destacou a importância da presença institucional de Foz. “Temos de trabalhar na integração das três cidades da Fronteira. Eventos como esse devem ser incentivados e as autoridades devem participar ativamente e viabilizar a sua realização”, declarou.
Homenagens – Na cerimônia de abertura do Encontro, o Instituto Esperanza de Educação Especial e Reabilitação, da cidade anfitriã, homenageou os prefeitos das três cidades fronteiriças. Chico Brasileiro (Foz do Iguaçu), Sandra Zacarias (Ciudad del Este) e Cláudio Filippa (Puerto Iguazu) receberam placas de agradecimento pela presença e incentivo à educação especial.
“O esporte é uma ferramenta universal de integração dos povos. Ele rompe barreiras e elimina as diferenças. Independente do resultado das quadras, todos sairão vitoriosos”, finalizou Jihad.